Tailândia

  • Missionários Xaverianos
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Capital: Bangcoc - Superfície: 513.115 km2 (do tamanho da Bahia) - População: 66 milhões de habitantes - Línguas: tai, chinês, malaio - Expectativa de vida: 70 anos - Adultos alfabetizados: 95,6% - Renda per capita: 2.010 dólares por ano - Religiões: budismo 85,3%; islamismo 6,3%; cristianismo 2,2%; outras 4%; sem religião 2,1%.

Map Thailandtailandia

Os primeiros passos em uma nova missão geralmente são acompanhados por entusiasmo, alegria, desejo de "entrar no jogo", surpresas, encontros e descobertas: um novo mundo nos enfrenta e nós, por nossa vez, enfrentamos um mundo desconhecido .

Apareceu no jornal da Região da Itália: "Em 12 de julho de 2014 começou oficialmente a primeira missão xaveriana no norte da Tailândia, na diocese de Naakhon Sawan". Na missa de abertura, o bispo confiou aos quatro primeiros xaverianos - p. Matteazzi, p. Kengne, p. Rodrigues e o P. Brai - a seguinte tarefa: "O cuidado das pequenas comunidades cristãs, a atividade em campos de refugiados e a proclamação do evangelho às muitas aldeias da região". Hà pouco tempo, mais um xaveriano se juntou a este primeiro grupo: o padre indonésio Reynaldo Tardelly " (em: "Missionari Saveriani", agosto/setembre 2014).

No esforço para atender as muitas necessidades e desafios desta nova missão, os xaverianos compartilham nas seguintes tarefas:

  • Educação de crianças, adolescentes e jovens.
  • Formação de adultos e liderança das comunidades.
  • Encontros de mulheres.
  • Pastoral dos Doentes e Idosos.
  • Acompanhamento de grupos birmaneses refugiados na aldeias e áreas próximas.
  • Diálogo interreligioso e ecumenismo.

Nossos missionarios escrevem:

        "Antes da nossa chegada, havia 7 paroquianos que serviram esta paróquia com grande devoção e construíram uma forte comunidade cristã. Acreditamos que nossa razão para estar aqui é, antes de mais, continuar a alimentar a fé de nossos paroquianos como fizeram nossos predecessores, mas também ajudá-los a avançar na resposta ao chamado de Cristo para serem missionários. Na verdade, cerca de 80% das pessoas que residem na área confiada pelo bispo de Nakhon Sawan ainda estão à espera da Boa Nova de Cristo. Portanto, esperamos que essa comunidade cristã nos ajude a alcançar estas pessoas.

Nossa oração diária é que, através da intercessão de São José Operário, Francisco Saverio e Guido Conforti, podemos servir ferramentas boas e boas na "Vinha do Senhor", servos que não têm medo de compartilhar o amor de Deus, ir além das fronteiras, construir pontes, confiar no Espírito Santo.

"Milhares de velas podem ser acesas por uma única vela, e a vida dessa vela não será reduzida. A felicidade quando compartilhada não diminuirá" (Buddha).

Irmãos, nossa fé se fortalece ao compartilhar com os outros. Deus nos abençoe.

padre Thierry Kengne, sx.

(original em ingles)