Advento, preparação ao Natal

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A palavra Advento vem do latim “Adventus” que significa chegada. Este tempo é começo do Ano litúrgico, que nos prepara para o grande acontecimento do Natal durante quantro domingos. Em outras palavras, é o tempo de preparação e de alegria, de expectativa, onde os cristãos, esperamos o Nascimento de Jesus Cristo, como tempo de arrependimento, de fraternidade e de Paz. No calendário litúrgico este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

Histricamente o "Tempo do Advento" começou a ser celebradrado na Espanha, no ano 380. Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. No final do século IV na França e na Espanha, tinha caráter ascético com jejum, abstinência e duração de seis semanas como na Quaresma.

O caráter ascético para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecumenos para o batismo na festa da Epifania. Só no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico, do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor e passou a ser celebrado durante 5 domingos. A Igreja entendeu que não podia celebrar a liturgia, sem levar em consideração a sua essencial dimensão escatológica, istó é, sem fazer refência a segunda vinda do Senhor no fim dos tempos.

Advento é o tempo forte na Igreja em preparação ao Natal. Tem duas características, marcadas por dois momentos. O primeiro vai do primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro. Nesta primeira parte, a liturgia nos fala da segunda vinda do Senhor no fim dos tempos, a chamada escatologia cristã, aí presentes os temas do julgamento final, da vigilância, da missão de João Batista. Costuma-se chamar esse primeiro momento de Advento escatológico. Já

A segunda parte do Advento vai do dia 17 ao dia 24 de dezembro. É a semana santa de preparação imediata para o Natal. Nesse período, conhecido também como advento natalício, a liturgia nos fala diretamente da primeira vinda do Senhor, no Natal, tendo aí presente sempre a Virgem Maria.

No Advento temos quatro domingos, o terceiro (a cor litúrgica pode ser violeta) chamado "da alegria", que antecipa as alegrias do Natal. Podemos fazer referência que os quatro domingos simbolizam inclusive, as quatro estações do ano solar e as quatro semanas do mês lunar. Aqui podemos ver a harmonia entre tempo histórico e tempo cósmico, principalmente quando vistos à luz do tempo litúrgico.

Três personagens bíblicos marcam o tempo do Advento nos textos bíblicos da liturgia: o profeta Isaías, São João Batista e a Virgem Mãe de Deus. O Advento não é tempo penitencial, no sentido próprio e litúrgico, mas tempo de vigilância, de expectativa, de moderação, de sobriedade e de esperança.

Nos domingos do Advento canta-se o Aleluia, mas não se canta o Glória. O que significa, de cantarmos o Aleluia mostra o caráter não penitencial do Advento. A omissão do Glória explica-se pelo comentário oficial às normas universais sobre o Ano Litúrgico e o Calendário, quando diz: “no Natal, o canto dos anjos deve ressoar como algo de inteiramente novo”. Se cantássemos então o Glória no Advento, no Natal tal canto não seria novidade.

O Advento deve ser celebrado com sobriedade e com discreta alegria. Não se canta o Glória, para que na festa do Natal, nos unamos aos anjos e entoemos este hino como algo novo, dando glória a Deus pela salvação que realiza no meio de nós. Pelo mesmo motivo as flores e instrumentos sejam usados com moderação, para que não seja antecipada a plena alegria do Natal de Jesus.

A liturgia do Advento impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. Deus é fiel a suas promessas, pois o Salvadohr virá, daí a alegre expectativa.

A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na volta do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é "Marana tha"! Vem Senhor Jesus! Boa celebração do Advento e uma boa preparação para o Natal.

Missionários Xaverianos no Brasil
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