Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

O oásis ao fim do deserto


Neste período de quaresma, a Igreja nos convida a refletir sobre os caminhos que tomamos no dia a dia. Desde a quarta-feira de cinzas, somos chamados a nos associarmos ao próprio Jesus no deserto.

No entanto, podem existir diferenças em como trilhar esse ambiente, ora árido, ora solitário. Como fazer brotar do seco deserto água da vida?

“Tempo de conversão”, assim nos é definido esse tempo. Deveríamos seguir ao pé de letra este termo? Se tomarmos literalmente, conversão é o ato de mudar de direção, tomar outro rumo. Podemos ir além, conversão também pode ser conceituada como dar um passo a mais. Ora, se caminhamos em direção ao Reino de Deus, logo devemos continuar neste sentido.

Contudo, nos são oferecidas novas rotas, novos caminhos e, por isso, devemos manter os olhos atentos às sinalizações que o Cristo nos propõe. Se em uma rodovia desejamos ir em direção ao norte, porque ‘converter’ em direção ao leste? É preciso reconhecer, também, quando não se está na estrada adequada e encontrar o retorno mais próximo.

As sinalizações nos são dadas a partir de exercícios que nos preparam para a conversão. Reduzir a velocidade, trocar a marcha, ou mesmo as sinalizações, como as setas, tendem a preparar para a mudança de direção, para outra via. Dessa mesma forma, a oração, o jejum e a caridade podem nos preparar para a mudança espiritual.

Quando não se tomam esses cuidados, o caos impera no trânsito: as buzinas, os xingamentos e, mais gravemente, os acidentes. No campo espiritual isso não é diferente, pois sem oração estamos propensos a fazer barbeiragens. No livro do Êxodo (16, 35), os hebreus abandonaram diversas vezes os bons hábitos para enfrentar o deserto e, por isso, se tornaram descrentes e desobedientes.

Apesar das muitas provas que o Senhor deu ao povo sobre o amparo e amor, os antigos escravos do Egito olharam apenas para seus próprios interesses e se esqueceram de orar, jejuar e praticar a caridade. Quando não se tem esses artifícios, pode cair maná do céu, o mar se abrir ou jorrar água de pedra: o coração continuará cerrado.

Era preciso mudança de hábito e entrega total à nova vida, ter em mente o novo destino para, então, sinalizar. A falta de confiança não deixava que aquele povo enxergasse a riqueza que lhes era proposta. Diferentemente de Jesus quando enfrentou o deserto e as tentações pessoalmente. Encarando-as de frente, Ele se fundamenta nas Sagradas Escrituras para rebatê-las.

A conversão também consiste em dizer não aos novos caminhos propostos, por isso Jesus também foi convidado a viver o deserto e, por conseguinte, a essa conversão. Tomemos por exemplo essa fidelidade extrema para também encontrar, mesmo em campo estéril, uma fonte de amor, que se revela na Páscoa da Ressurreição.

(Por: Wagner Gonçalves, seminarista Xaveriano)


Artigos relacionados

Artigos

São Guido Maria Conforti e a Virgem Maria

Notas oferecidas pelo Pe. Antonio Schiavi, sacerdote diocesano de Parma, como testemunho do processo de dom Conforti, na p. 419 da Positio, Roma 19...
Artigos

O que signfica ser católico?

Ser católico é ser cristão, discípulo de Jesus Cristo, segundo os ensinamentos da Igreja Católica. Há várias formas de viver a fé católica, buscand...
Artigos

"Os dias de David se aproximaram da MORTE."

"Os dias de David se aproximaram da MORTE." (1Rs 2,1) o texto me levou de volta a 2008, quando eu estava saindo de Bangladesh para começar meu comp...
Artigos

Santo o pai… santos os filhos!

Estava em Abaetetuba para a missão preparatória à ordenação de Pe. Ivanildo, quando fui convocado pelo bispo, dom José Maria Chaves dos Reis, para ...