Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

150 aniversário do natalício de São Guido


São Guido Maria Conforti nasceu em 30 de março de 1865, na cidadezinha de Casarola di Ravadese (Itália). Ele foi o oitavo filho de Reinaldo Conforti e Antônia Adorni. Portanto, estamos celebrando o 150 aniversário do nascimento do santo fundador dos Missionários Xaverianos.

Desde a sua infância teve grande inclinação pela oração, ao longo do caminho para a escola passava pela Igrejinha da Paz, que tinha um grande Crucifixo, ele entrava e rezava. Quando bispo recordava aquele Crucifixo: "Eu olhava para Ele e Ele olhava para mim e parecia que me dissesse tantas coisas".

O Crucificado despertou-lhe a vocação sacerdotal e missionária.

Certamente a vida do pequeno Guido foi marcada pelos colóquios com Cristo na cruz. O crucifixo de braços abertos que abraçava todos os povos da terra.

A vocação Missionária veio da leitura da biografia de São Francisco Xavier, o grande missionário do Oriente, quando ainda era seminarista. Ele sentiu que a obra missionária estava incompleta, tentou ser missionário na China, mas as dificuldades impostas para realizar a vocação pessoalmente deu-lhe a força suficiente para fundar uma congregação missionária, constituída em 03 de dezembro de 1895, na cidade de Parma (Itália), deste modo, foi possível dar continuidade ao sonho de São Francisco Xavier de Evangelizar a China e o mundo.

guidoSão Guido, quando foi nomeado bispo soube conciliar o trabalho pastoral da diocese de Parma com o trabalho missionário.

Ele teve a sabedoria de harmonizar ao mesmo tempo a Igreja Local com o desfio da missão universal entre os não cristãos, enviando missionários para China, deste modo realizando o ideal de fazer do mundo uma só família. Inclusive, animando missionariamente à Igreja da Itália, fundando a Pontifícia União Missionária em conjunto com o Pe Paulo Manna.

Ele foi um missionário incansável, que também visitou os seus missionários na China, pouco antes de morrer.

São Guido morreu santamente em Parma (Itália) em 05 de novembro de 1931, foi beatificado por João Paulo II, em 17 de março de 1996, e proclamado santo por Bento XVI em  23 de outubro de 2011.

A Campanha da Fraternidade deste ano de 2015, nos propõe o tema: Igreja e Sociedade, com o lema: "Eu vim para servir" (cf Mc 10,45), com a intenção de aprofundar o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Vaticano II na edificação do Reino de Deus.

São Guido, no seu tempo e com os meios que estavam a seu alcance, viveu este grande ideal, sendo missionário universal e agindo na Igreja diocesana de Parma, marcada por uma sociedade laicicista e secularizada.


Artigos relacionados

Artigos

O mito da liberdade de expressão

  “Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, disse em seu discurso de posse o atual presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral...
Artigos

Ameaças e oportunidades para a Igreja

O presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, questionado sobre as ameaças e oportunidades da Igreja católica no Brasil, nos próximos 5 ano...
Artigos

Tempos de templos vazios e virtualização da fé

As novas formas de se conectar ao Sagrado não são exatamente novas na experiência cristã. A Fé sempre passou por uma mediação, e toda mediação vem ...
Artigos

O chamado para trabalhar no Reino

A vocação cristã reforça e explicita a vocação que temos como criaturas. Desde que o Filho de Deus veio neste mundo, a nossa vocação como homens e ...