Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Dom Hélder: Dom de Deus


“As pessoas são pesadas demais para serem levadas nos ombros. Levo-as no coração.” (Dom Hélder Câmara)

Os santos não foram homens sem tentações ou dificuldades; mas na maioria dos casos, sofreram tentações e passaram por penúrias terríveis por amor a Cristo (Cf.  II Cor 12, 10). A poucos dias atrás toda a Igreja do Brasil se alegrou com a noticia da abertura do processo de beatificação de D. Helder Camara, falecido em 1999. A sua vida é claramente uma profecia para nossos tempos e, sobretudo para nós chamados a ser discípulos missionários de Cristo. Na figura dele contemplamos a clara e bela imagem do Cristo bom pastor que dá a vida por suas ovelhas (Cf. Jo 10,11) possuindo um coração manso e humilde (Cf. Mt 11,29) que reconhecia em cada uma a filiação divina e portanto, há uma irmandade que nos une.

O seu lema era “In manus tuas”, em tuas mãos revela seu abandono total nas mãos de Deus Pai. Bispo de intensa oração basta folhearmos algumas paginas de sua bibliografia e logo percebemos que a oração ocupava um lugar privilegiado na vida do Dom, a ponto de passar três horas por noite rezando, e certa vez disse que tais vigílias de oração o ajudavam enfrentar o dia-a-dia. Durante o dia se dedicava incansavelmente ao seu apostolado ajudando sobretudo os menos favorecidos e a noite se retirava a exemplo de Cristo para estar a sós com Deus.

d helderBondade, ternura e simplicidade são as características que o Dom de Deus, como era carinhosamente chamado por seu povo, transmitia na acolhida a todos que iam ate ele. Com sua  ousadia de profeta foi aquebrantando na cabeça e no coração do povo as imagens errôneas daquele pastor que se mantinha longe do seu rebanho.

Denunciou abertamente com suas palavras e sobretudo com sua vida as injustiças no campo social e eclesial a ponto de ser considerado um símbolo da luta pelos direitos humanos no período da ditadura, período onde foi gravemente caluniado por fazer o bem.

Lutou sem medo contra os esquemas da ditadura que matava e oprimia seu povo e enquanto muitos se calaram o Dom abertamente denunciou tais abusos, sendo voz profética para todo o Brasil; de um lado militares que dominavam o povo e do outro Dom Helder  resistia. A sabedoria de Dom Helder o fez assentar com os grandes do mundo (Cf. Eclo 11,1) para lhes fazer lembrar que, acima de tudo, Deus tem carinho e amor especial pelos menos favorecidos (Cf. Is 58,7). E é nesses menos favorecidos que encontramos o Cristo Senhor (Cf. Mt 25,36).

Sofreu, agradou, desagradou, foi difamado, bateu de frente com aqueles que tinham uma visão alienante de Igreja, afinal os santos sempre tem uma visão segunda a ótica de Deus.

Sem duvida, sua vida de bispo simples e afável nos faz voltar a essência do cristianismo anunciado pelo Cristo( Cf. Mt 5,1-12). Falar de Dom Helder nos renderia muitas e muitas paginas e ainda assim não esgotaríamos tudo aquilo que diz respeito a sua pessoa. O que sem duvida podemos afirmar é que encarnou o evangelho em sua vida de discípulo missionário de Cristo, um bispo que foi e continua sendo para toda a humanidade sal e luz do mundo (Cf. Mt 5,13).

Afinal, era isso que Jesus pediu que fôssemos!

Everson Kloster.


Artigos relacionados

Artigos

Ética e Direito à água

“Louvado sejais, meu Senhor, pela irmã água, que é mui útil e humilde e preciosa e casta” (São Francisco de Assis) “O uso irracional da água, as aç...
Artigos

UM SINAL PARA ALÉM

Jesus não quis mostrar sinal nenhum aos que o pediram (cf. Lc 11, 29-32) Porque? Porque ele mesmo é o supremo sinal: “quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,...
Artigos

Comunidades Eclesiais de Base

As  CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) são comunidades cristãs, organizadas em torno ou dentro das paróquias, capelas, centros sociais ou as...
Artigos

O sorriso de Deus

Começo a partilha da missão fazendo minhas as palavras do Papa Francisco que nos fala que a vida consagrada é chamada a levar três coisas important...