Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Era forasteiro e imigrante


Também Jesus foi forasteiro, migrante e prófugo! Ainda pequeno tem que sair às pressas de seu país e fugir para o Egito, porque foi ameaçado de morte por Herodes (Mt 2,13-23). Recém-nascido experimenta a fúria e a perseguição de Herodes.

Do Egito retorna à própria pátria, só quando a tormenta já se acalmará.

Em Herodes os filhos de Israel recusam a Jesus, que, igualmente a tantas pessoas, passa de tribulação em tribulação, de fuga em fuga, de sonho em sonho, de busca em busca levado pelos seus pais. Jesus está sem terra nem lugar, sem rumo nem pátria...  Maria, José e Jesus estão a caminho, rompem obstáculos e fronteiras, parte de um povo acostumado à estrada em busca de novas veredas, a se aventuram, pois nada têm a perder. No caminho doloroso do exílio experimentam a condição dramática dos refugiados, marcada pelo medo, incerteza, inquietação.

O episódio da perseguição de Herodes e da fuga para o Egito se preanuncia desde o começo do evangelho de Mateus qual será a sorte que aguarda Jesus no final de sua vida. Ele também é destinado a morrer pela condenação dos poderosos da época, Caifás e Pilatos. O massacre das crianças de Belém antecipa simbolicamente seu fim e representa ao mesmo tempo todos aqueles que seguindo Jesus são chamados a dar a vida para Ele.

simposioipv5Pelo fato que Jesus menino é vítima da prepotência de Herodes e que pelo medo do despótico Arquelau deve se mudar para Nazaré, não é sinal da derrota de Deus, mas, pelo contrário, manifesta a salvação que começou com o povo Hebreu no Egito e agora se abre aos pagãos. Nazaré, Galileia dos gentios, é o ponto final da saída do Egito.

Deus se manifesta poderoso não na violenta contraposição ao tirano, Herodes, mas em saber usar a ira dele impotente como oportunidade para atuar a salvação plena e definitiva de seu povo e da humanidade toda.

As peripécias do menino Jesus, perseguido e exilados, o tornam semelhante a todos os deserdados da humanidade, aos oprimidos, aos migrantes em terras estrangeiras. O episódio quer nos mostrar que Deus está do lado de todos eles, preparando o êxodo definitivo do Egito da escravidão, das barbaridades e da exploração.

De acordo com as palavras do papa Francisco, no Ângelus de domingo 29 de dezembro de 2013, festa da Sagrada Família, a fuga para o Egito por causa de ameaças de Herodes mostra, de fato, que "Deus está lá onde o homem está em perigo, onde os seres humanos sofrem, onde foge pelo medo, onde experimenta a rejeição e o abandono; mas também é o lugar onde o homem sonha, espera voltar a sua terra natal em liberdade, projeta e escolhe para a vida e a dignidade de si mesmo e sua família".

O texto de Mateus da fuga pra Egito, representa o protesto contra todas as injustiças e violações dos direitos humanos e ao mesmo tempo anuncia a libertação que vem da intervenção de Deus que se manifesta nos gestos de solidariedade dos/as irmãos/as.


de Elena Conforto.


Artigos relacionados

Artigos

Deus misericordioso

A misericórdia é atitude do amor infinito de Deus, que abraça e acarinha a toda a humanidade. É a entrega divina que acolhe e perdoa a todos; podem...
Artigos

Francisco de Assis e Francisco de Roma

"Francisco viveu a antítese do projeto imperial de Igreja. Ao evangelho do poder, apresentou o poder do evangelho: no despojamento total, na p...
Artigos

APRENDER UMA NOVA LÍNGUA

Aprender faz parte do processo educacional humano que inicia desde o berço e acaba com a morte. Enquanto vivos, nunca acabaremos de aprender, isto ...
Artigos

Igreja Samaritana: religiosas no combate ao coronavírus em Alto Solimões

A Igreja do Brasil tem sido instrumento de solidariedade durante a pandemia da Covid-19. São muitos os sinais que deixaram transparecer u...