Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Dom Paulo Evaristo Arns, uma memória


Enquanto na catedral de São Paulo está sendo velado o corpo do querido Paulo Evaristo Arns, é inevitável que umas memórias venham rodeando em minha mente e em meu coração. Quero recordar dois encontros: o primeiro e o último.

Cardeal Paulo ArnsUma reunião sobre Animação Missionária, iniciada a tarde acabou noite adentro. Eram quase as 23 horas quando saindo da casa onde estivemos reunidos, vi um senhor, às vezes parado, às vezes caminhando por poucos metros, e voltava... Dirigindo-me ao carro estacionado na rua pensei: como é parecido a dom Paulo este senhor... Criei coragem: «dom Paulo».

Reagiu: «Quem me conhece aqui». Começou a conversa. Estava tentando encontrar um taxi. Naturalmente ofereci carona até o Pio Brasileiro. Depois de breve resistência aceitou. O dia anterior ele tinha encontrado o Papa.

Foi uma conversa amiga que lembro até hoje (estávamos em 1986). Escolhi o itinerário mais longo possível para conversar mais e aproveitar de sua serena e conhecida sabedoria. Não negava as dificuldades, mas as colocando numa visão de fé, sua fala reaviva a esperança.

Para comemorar a presença dos Xaveriano no Brasil em 2004 decidimos preparar um vídeo, no qual colocar alguns testemunhos.

Não podia faltar aquele de dom Paulo. Numa tarde fomos recebidos em sua habitação. Tivemos possibilidade de conversar sobre a missionariedade da Igreja, sobre a importância de dar um caráter fortemente missionário às dioceses.

Em sua conversa sentimos todo o ardor pastoral missionário que ardia em seu coração.

Manifestou sua preocupação pelas periferias que nos anos 80 iam se formando longe da capital e da catedral, mas bem perto de seu coração de pastor.

image 825x563

Hoje o jornal EL PAIS escreveu que dom Paulo «enfrentou os militares no período da ditadura no Brasil e defendeu as periferias».

Isso mesmo. Periferias! Falando das periferias naquela entrevista dom Paulo acrescentou: «Os Xaverianos eram as pessoas mais indicadas para iniciar o trabalho nas periferias, sobretudo porque eles são acostumados a inculturar-se, quer dizer aceitar a maneira de exprimir-se do povo, e ao mesmo tempo, a transmitir a mensagem cristã quando é possível tanto pelas obras de caridade quanto pela organização das comunidades e das paróquias quando necessário.

Então veio esta idéia e ela foi executada com muito amor por minha parte e com muita confiança nos xaverianos pelo passado deles e também por causa dos ideais dos Xaverianos e por isso foram chamados em 1980. Nós resolvemos por causa de uma imensa construção de casas para pobres que foi feita em Guaianazes e justamente eu não sabia come resolver este problema que veio de repente em cima de São Paulo e os Xaverianos foram os que primeiro enfrentaram o problema missionário de Guaianazes” (gravação).»

Obrigado dom Paulo pelo carinho que sempre manifestou para com os Xaveriano, obrigado pela confiança que teve em nós, obrigado, pois, se algo tivemos a possibilidade de realizar, foi pelo seu incentivo de bispo, pelo seu ardor de pastor e pelo seu amor de pai.

Pe. Alfiero Ceresoli, s.x. - Hortolândia, 17 de Dezembro de 2016.


Artigos relacionados

Artigos

Cuidar da casa comum, uma missão integral

Por que falamos ainda de ecologia? Por que esse tema deveria tocar tão de perto a consciência missionária? Não deveríamos nos dirigir para outras u...
Artigos

Missão e misericórdia

Nós, humanos, não teríamos condição de nos relacionar com o divino a não ser que o próprio Deus nos desse condição e liberdade de nos aproximar del...
Artigos

VIRTUDES E VÍCIOS DA PANDEMIA

Não poderia ser diferente. Além da safra trágica de mortos, feridos e enlutados, a Covid-19 nos deixa como herança pegadas indeléveis de outros ras...
Artigos

Dom Adolfo Zon: "foi muito bom ver tanta coisa num período tão marcado pela pandemia"

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou sua segunda semana. Depois de uma primeira semana que segundo Do...