Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Campanha da Fraternidade 2017: Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15)


Bioma é um conjunto de vida constituído por agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em uma escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças.

No Brasil temos seis biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Nesses biomas vivem pessoas, povos, resultantes da imensa miscigenação brasileira.

Objetivo Geral:  Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

I – VER – OS BIOMAS BRASILEIROS

1. A Amazônia é o maior bioma do Brasil, ocupa 61% do território nacional. Maior hidrográfica de água doce do mundo, a bacia amazônica. O principal rio, o Amazonas, lança no Oceano Atlântico cerca de 175 milhões de litros d´água a cada segundo. O bioma Amazônia é de árvores altas, abrigue mais da metade das espécies vivas do Brasil. Nesta região vivem aproximadamente 24 milhões de pessoas, sendo que 80% delas nas áreas urbanas, sem saneamento básico e outras mazelas.

Os conflitos e a violência contra os trabalhadores do campo e o trabalho escravo se concentram na Amazônia, além do desmatamento, da construção de grandes hidrelétricas e da mineração que destroem o bioma. Existem as lutas indígenas, de ribeirinhos, de quilombolas para manter os seus territórios.

A Igreja Católica na Amazônia Legal vive na sabedoria tradicional e na piedade popular que mantém viva a fé e a espiritualidade do povo da floresta. Terra de muitos mártires em pró da justiça e do Reino.

2.A Caatinga nome de origem indígena, que significa “mata clara e aberta”, é própria do clima semiárido entre a estreita faixa da Mata Atlântica e o Cerrado.  Bioma exclusivo brasileiro, onde vivem 27 milhões de pessoas. A seca, a luminosidade e o calor resultam numa vegetação de savana estépica, espinhosa e decidual. Há também áreas serranas, brejos e outros tipos de bolsão climático mais ameno. 40% da população da Caatinga estão no meio rural.

A vegetação baixa favorece a criação de animais de pequeno e médio porte como cabras, ovelhas... O desmatamento gera a desertificação provocada pela economia irresponsável e predadora. Há pouca infraestrutura da saúde, violência no campo e a presença das drogas nas cidades interioranas.

As festas juninas entre outras são marcas da religiosidade popular da caatinga. A vida de fé das comunidades cristãs é marcada pela piedade popular, pela devoção e pelas romarias nos expressivos santuários da região. A Campanha da Fraternidade e CEBs, surgiram na região Nordeste.

3. O Cerrado tem duas estações climáticas bem definidas: chuvosa e seca. Nesta área vivem 22 milhões de pessoas. No Cerrado nascem as três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins São Francisco e Prata). O bioma abriga mais de 6,5 mil espécies de plantas já catalogadas. No Cerrado predominam formações da savana e clima tropical quente subúmido. Acumula as águas das chuvas em seu subsolo poroso, nas vindas dos “rios aéreos”. Os seres vivos do bioma representam 5% da fauna mundial.

Os indígenas são os guardiões do patrimônio ecológico e cultural deste bioma. O Cerrado abastece a bacia do Rio São Francisco. Por sua vez o agronegócio produz desmatamento, sequestram a terra dos povos e comunidades tradicionais.

4.A Mata Atlântica estendia-se originalmente por 17 estados. Hoje apenas temos 12,5% da área original. Desde o descobrimento do Brasil a Mata Atlântica vem sendo destruída. A concentração urbana neste bioma abriga a maioria das capitais litorâneas e regiões metropolitanas.  A vegetação é floresta de árvores altas e com um clima quente e úmido. Atualmente é o bioma brasileiro mais descaracterizado. Vivem mais de 220 mil espécies de plantas, 992 espécies de aves; 197 répteis; 372 anfíbios; 350 peixes.

A destruição da Mata Atlântica começa com a extração do pau-brasil, passa por vários ciclos econômicos de cana de açúcar, café, ouro, fumo. Os povos indígenas foram os primeiros a sofrerem com os colonizadores. Das 633 espécies de animais ameaçados de extinção no Brasil, 383 ocorrem neste bioma. A concentração populacional na área urbana leva à ocupação em áreas de risco, de mananciais e encostas de morros com o aumento a degradação do ambiente.  Os jesuítas, Manoel da Nóbrega, José de Anchieta iniciaram o processo de aldeamento, a construção de conventos e colégios. Logo vieram franciscanos, beneditinos, carmelitas...

5. O Pantanal uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Caracterizado por inundações de longa duração, que ocorrem anualmente na planície, provocando alterações no ambiente, na vida silvestre e no cotidiano das populações locais. A vegetação predominante é a savana. A cobertura vegetal original de áreas que circundam o Pantanal foi em grande parte substituída por lavouras e pastos.

Durante a chuva a água do pantanal alaga grande parte da planície, rios, lagos e riachos ficam interligados por canais e lacunas permitindo o deslocamento de espécies. Quando acaba o volume d’água e retornam para os seus leitos, tudo muda, a vegetação e os animais precisam adequar-se à movimentação das águas.

Na época da seca formam-se lagoas e corixos isolados, os quais retêm grandes quantidades de peixes e plantas aquáticas. O Pantanal é uma das áreas mais importantes para aves aquáticas e espécies migratórias, como abrigo, fonte de alimentação e reprodução. A agropecuária e mineração ativa afetam os lençóis freáticos que abastecem os rios, córregos e poços, contaminando a água.

6. O bioma pampa presente no Rio Grande do Sul, no Uruguai e na Argentina classificado de Estepe. Marcado por clima chuvoso, sem período seco regular e com frentes polares e temperaturas negativas no inverno. Por causa do clima frio e seco a vegetação não se desenvolve. A vegetação é constituída de ervas e arbustos. Influenciado pelo clima subtropical, constituído por planícies. O vento é uma das características do cenário.

cf 2017 ilustracao 650x423A introdução e expansão das monoculturas e das pastagens com espécies exóticas levaram a degradação e descaracterização das paisagens naturais. A principal atividade é a criação do gado bovino. O chimarrão, o churrasco, a música de fronteira, são riquezas culturais. Região latifundiária, ganadeira e de monocultura. Os missionários jesuítas na colonização fundaram “As Missões dos Sete Povos”.

II - JULGAR: A SAGRADA ESCRITURA E O MAGISTÉRIO

O primeiro relato da criação é realizado em sete dias (Gn 1,1-2,4a). Cada um dos seis primeiros dias Deus vai criando um elemento da natureza (Gn 1,3-24). O sétimo dia é descanso divino.  O segundo relato destaca Deus providenciando a chuva e para a fecundação da terra, cria o homem e o coloca como guardião. A criação é obra prima das mãos de Deus (Salmo 8).

O Papa Francisco na encíclica Laudato Si’ explica que “cultivar” quer dizer proteger, cuidar, preservar, velar. Implica uma relação de reciprocidade responsável entre o ser humano e a natureza. A criação pertence a Deus  (Sl 24; Lv 25,23). O homem, que é imagem e semelhança de Deus, recebeu a vocação de cuidar e guardar com atenção dos seres que dela fazem parte.

O relato do pecado do homem provoca ruptura nas relações (Gn 3,6) com Deus e interpessoais (Gn 3,12-13).  O que inclui o mundo criado (Gn 19; Ex 8-11; 2 Sm 24). A consequência da queda é a hostilidade da terra ao homem (Gn 3,19). Os profetas denunciam o pecado (Am 5,4;. Os 14; Jr 3,12; Is 55,7; 57,15; Ez 18,23). Eles têm consciência de que as relações serão restauradas (Is 2,4; Is 60,18-19).

A iniciativa é sempre de Deus (Gl, 4,4-5; 2 Cor 5,18; Rm 5,10; Mt 6,9-13; Jo 20,17). Jesus utiliza dos elementos da criação para anunciar o Reino (Jo 4,10-14; Mt 5,45; Jo 15;; Mc 4,1-20; Mt 6, 28-34). Deus age e coloca fim no sofrimento, fazendo surgir um novo céu e uma nova terra (Ap 21,1) e faz novas todas as coisas (Ap 21,5).

Paulo VI iniciou a reflexão do magistério sobre ecologia em Octogesima Adveniens (AO 21). João Paulo II, na encíclica Centesimus Annus, pede atenção à preservação dos habitat naturais das diversas espécies animais ameaçadas de extinção deve ir de mãos dadas com o respeito pela estrutura natural e moral, da qual o homem foi dotado. Bento XVI apresenta a preocupação com ecologia humana e social. Em Caritas in Veritate recordou a urgência de uma solidariedade que leve a uma redistribuição mundial dos recursos energéticos, de modo que os próprios países desprovidos possam ter acesso a eles. Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium afirma: Nós, seres humanos, não somos meramente beneficiários, mas guardiões das outras criaturas. Ele escreveu a primeira encíclica ecológica: Laudato Si’ que pede uma ecologia integral para vida do planeta (LS, 64; 222), dirigida para toda a humanidade.

 III- AGIR: DEFENDER A DIVERSIDADE ECOLÓGICA
  • Superar a ideia da Amazônia como terra a ser explorada. É preciso igualmente fortalecer as cooperativas, baseadas no agro-extrativismo que gera renda para muitas famílias. Fortalecer as políticas públicas por saneamento básico e transporte público de qualidade.
  • A Caatinga é um bioma frágil. Melhorar o esgotamento sanitário. Ampliar o uso de cisternas para captação das águas da chuva e desenvolver a captação da energia solar e uso da energia eólica.
  • No Cerrado fortalecer a agricultura familiar e a preservação e recuperação das frutas e das ervas medicinais. Reforçar a campanha: Cerrado, berço das águas: sem Cerrado, sem água, sem vida. Exigir controle mais rígido sobre o licenciamento de novos projetos de irrigação.
  • Na Mata Atlântica exigir a recuperação das áreas degradadas do bioma, como as matas ciliares e nascentes. Pedir que as políticas de saneamento básico sejam implantadas em toda a área urbanizada e rural do bioma. Cuidar das nascentes e dos rios. Denunciar os projetos econômicos imobiliários em áreas de Preservação Permanente (APP). Incentivar o consumo de produtos agroecológicos e sustentáveis da Economia Solidária.
  • No Pantanal apoiar os povos indígenas para garantir que as terras sejam demarcadas, afastando os fazendeiros gananciosos da região. Preservar os rios, lagos e igarapés. Promover a integração das lideranças indígenas e das populações tradicionais na luta pelas causas comuns. Assegurar a presença efetiva da Igreja na assistência espiritual às comunidades católicas indígenas.
  • Nos Pampas incentivar ações que promovam o direito à vida e a cultura dos povos tradicionais que habitam o bioma. Conscientizar da necessidade de defender a biodiversidade animal e vegetal do bioma.
  • Propor novos métodos de produção das áreas ocupadas pelo agronegócio através da recomposição da vegetação original e de cultivo agroecológico. Motivar a recuperação das fontes de água potável, rios, lagoas e banhados através de políticas de despoluição, replantio das matas ciliares e redefinição de seu uso. Exigir políticas públicas para o controle de exploração e comercialização da água, com incentivo ao controle social.

Pe Rafael Lopez Villasenor.


Artigos relacionados

Artigos

60 anos da "Pacem in terris" de João XXIII

No 60º aniversário da publicação da encíclica, propomos novamente as palavras que o Papa João XXIII pronunciou desde o dia da sua assinatura e em v...
Artigos

Interfaces da missão na América Latina

Realizamos o 6° Encontro do Centro de Estudos Missionários Latino Americano (CEMLA) na Casa Xaveriana de Zarco, na Cidade do México, de 19 a 2...
Artigos

Por que o papa Francisco quis ser Jesuíta?

Neste dia 11 de março, o papa Francisco celebra 63 anos de entrada na Companhia de Jesus. Diante da diversidade de carismas de tantas ordens religi...
Artigos

Deus misericordioso

A misericórdia é atitude do amor infinito de Deus, que abraça e acarinha a toda a humanidade. É a entrega divina que acolhe e perdoa a todos; podem...