Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Estremecer de Alegria!


Isabel proclama Maria “bem-aventurada” usando o verbo “crer” e não o termo “fé”. Não diz “bem-aventurada tu que tiveste fé”, mas “Bem-aventurada tu que acreditaste” (Lc 1, 45). A comunidade de Lucas aqui tem o colorido da comunidade do discípulo/a amado/a que no seu Evangelho não usa o vocábulo “fé” e sim o verbo “crer”.

“Fé” é um vocábulo que tem um timbre mais definido, como doutrina, dogma, regras, estruturas: algo que se refere a uma adesão intelectual. “Crer” é um verbo que nos fala de um processo, de um caminho, de estar sempre em busca, em diálogo. Por ser um verbo, indica um agir, um crescimento, uma maturação, uma abertura, uma entregara.

Com esses sentimentos de mulher, vamos ao encontro de Isabel e Maria.

O acreditar é vivido por essas duas mulheres que percebem a mudança em seu corpo por causa de uma gravidez fora de tempo, fora de lugar. Essa transformação as interroga: por que o meu corpo e não o corpo de outra mulher? Por que o meu corpo velho, de um tempo que já passou? Por que meu corpo jovem de um tempo ainda prematuro?

O corpo da anciã Isabel se fecha em casa: maravilha, incerteza, dúvidas, alegria... O corpo da jovem Maria sai de Nazaré. Antes que as mudanças em seu corpo se tornassem evidentes, coloca-se a caminho, vai ao encontro da anciã Isabel, que era estéril, e já estava no sexto mês de gravidez. Nela, orgulho e pudor se mesclam. Alegria profunda e atenta à vida que cresce nela. A vida exige mudança de hábitos, na alimentação, no vestir, no dormir. Aquela vida em formação é parte dela, mas já autônoma e com as suas exigências.

Na casa de Zacarias, as duas mulheres: Isabel e Maria encontram-se.

A casa era de Zacarias como o costume patriarcal exigia, mas agora, nessa casa, as protagonistas são Isabel e Maria. Elas ocupam o espaço masculino e o tornam feminino: espaço seguro, onde não há perguntas indiscretas, recriminações, preconceito, julgamento, dúvida, não tem “mas”, nem “se”, nem “vamos ver...” não tem “vou consultar meu marido”. Tem somente acolhida.

visitation evangile et peintureA anciã acolhe a jovem. A jovem se espelha na anciã.

Dois corpos de mulher que se reconhecem e que vivem o espaço da casa não mais como espaço patriarcal, mas como lugar feminino, onde mora a confiança, a intimidade, a verdade, aquela verdade que nem sempre é a verdade que se vê.

Sair para ir a outra casa e torná-la lugar de partilha das mudanças acontecendo em seus corpos. Lugar onde o medo pode ser revelado assim como as dúvidas, o temor, a incerteza do futuro.

Lugar da amorosidade, sonho, utopia. Lugar da sabedoria da anciã e da coragem juvenil. Lugar onde a sabedoria se torna coragem, e a coragem, sabedoria. Mudanças nos corpos que falam de mudanças na vida.

No ventre, feito berço, os filhos pulam de alegria. Alegria que vai ser escrita em seus corpos masculinos e os guiará em seus caminhos: caminhos que levarão João à beira do rio Jordão para anunciar que o Cordeiro de Deus está para chegar, voz que abre veredas no deserto e confirmando a missão do Filho amado; caminhos que de Nazaré, do Jordão, levarão Jesus à beira mar, na sinagoga, nas estradas da Galileia e da Judeia, ensaiando e propondo o novo jeito de se relacionar entre as pessoas e com Deus que é Pai.

Por isso, pulam de alegria no ventre das mães. No corpo das mães, o Reino já está presente. Escutamos na voz de Isabel, a voz da comunidade de Lucas: “Bem aventurada tu que acreditaste!”. Acreditou Maria, acreditou Isabel. O corpo de Maria tornou-se moradia do Invisível e do Amor.

No mistério da acolhida o crer assumiu um corpo, tornou-se agir. O ventre de Maria se fez céu e nela o divino se faz humano, e o humano se fez divino.

Ir. Téa Frigério, mmx.


Artigos relacionados

Artigos

Com os yanomami aprendi a ser uma mulher de esperança e resiliência

O sangue dos povos indígenas, o sangue dos yanomami corre nas veias da Ir. Mary Agnes Njeri Mwangi. Bem é verdade que a missionária da Consolata na...
Artigos

Mentira e verdade se encontram na parábola da vida

Até quando a mentira ficará solta, transvertida de verdade?! Nas movimentações que tomaram as ruas do Brasil no 7 de setembro, data tão importante ...
Artigos

Na tua presença ó Senhor Deus

Gostaria de compartilhar com vocês o fruto da escuta da Palavra de Deus nestes dias sublinhando três frases que me saltaram aos olhos de uma forma ...
Artigos

Mês Missionário: outubro nos anima a celebrar a missão

Alinhados com a Campanha da Fraternidade que refletiu sobre a superação da violência, celebremos o mês missionário de outubro com o tema: Enviados ...