Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Solidão, silêncio, jejum necessários na época de social network


O tempo forte da Quaresma convida a viver momentos de retiros, chama – nos ao deserto e se experiências como solidão, silêncio, jejum nesta época de social network, podem parecer inviáveis, na verdade se tornam cada vez mais necessários para proteger o nosso equilíbrio psicofísico”.

Trata-se do depoimento de Antonella Lumini eremita que há mais de trinta anos trilha um percurso de solidão e de silêncio escrevendo na revista “Vita e Pensiero”. Para ela a questão “não é incentivarmos a ‘fuga do mundo’, excluindo a tecnologia da nossa vida: trata-se de reencontrarmos o caminho do uso sábio e correto.

Numa época em que parece prevalecer o consumo exagerado de tudo; em que parece normal um comportamento compulsivo para ficarmos conectados na rede o tempo todo, seria desejável redescobrirmos solidão e jejum como caminhos úteis para acolhermos a nossa vida no profundo de nós mesmos”.

O convite da eremita é vivermos a nossa existência “sem alienações e buscando reencontrarmos – nos dentro das profundezas do nosso coração porque a verdade que procuramos habita dentro de nossa vida”.

Para Antonella Lumini “até quando ficarmos presos e escravos daquilo que consumimos, incluindo a comida exagerada e o excessivo uso do social network, não conseguiremos perceber a sede de vida infinita que está escondida dentro da nossa alma: torna-se quase impossível adentrar o mistério do nosso mundo interior que constitui a verdadeira riqueza e nenhuma idolatria exterior poderá jamais preencher”.

Tudo isso porque “a solidão, o silêncio e o jejum nos libertam e nos purificam. Todo exagero gera alienação, desequilibra a serenidade presente em nossa alma desde o nosso nascimento e obscurece a luz e a beleza de nossa vida”.


  • Fonte do artigo: SIR, SERVIZIO INFORMAZIONE RELIGIOSA 17 fevereiro 2018 ore 14.53.
  • Tradução: Gabriel Guarnieri.

Artigos relacionados

Artigos

Bispos divulgam mensagem ao povo brasileiro

 A 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada on-line, aprovou a tradicional Mensagem ao Povo Brasile...
Artigos

Nota de repúdio ao Decreto Presidencial que extingue a RENCA

Ouvimos o grito da terra e o grito dos pobres A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), ligada ao Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (CE...
Artigos

Uma Igreja Pobre, para os Pobres, com os Pobres e dos Pobres

Tive a graça de participar do 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que aconteceu em Juazeiro do Norte-CE, terra do padre Cíc...
Artigos

Aumentam os índices de assassinato, suicídio e mortalidade infantil de indígenas, aponta relatório do Cimi

Houve um severo aumento da violência e das violações praticadas contra os povos indígenas no Brasil em 2014, especialmente em relação aos casos de ...