Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Missionário brasileiro no Japão


A paróquia onde sou pároco é composta por 70 cristãos em Izumisano – Osaka (Japão). É uma paróquia formada na maioria por japoneses que vieram de Nagasaki, o centro cristão do Japão, para trabalhar nas fábricas de toalhas e na produção de cebolas.

Por serem de Nagasaki, esses cristão tem uma fé muito profunda, e por isso, toda a família participa da paróquia. Na paróquia nós desenvolvemos os cursos bíblicos e também a catequese das crianças.

A paróquia faz parte de um chamado ¨bloco¨ junto com mais outras duas paróquias, também guiadas por outros dois Xaverianos. Nós fazemos muitas atividades juntos. Isso é muito bom. Depois o nosso bloco está inserido no Decanato, que tem mais outras 6 paróquias. Também ali nós Xaverianos damos a nossa contribuição nas atividades missionarias.

japao micheMoro a 150 metros da Casa Regional, e por isso, também dou uma mão na assistência aos nossos confrades anciãos quando tem que ir nos hospitais e fazer alguma coisa fora.

Já a segunda dimensão, que não é separada da primeira é a creche. A creche onde estou tem atualmente 235 crianças. Nós temos 20 professoras, e de segunda a sexta-feira eu estou completamente envolvido na condução da creche. Por ser cristã, o nosso trabalho além de ser aquele de dirigir com toda a burocracia e tarefas de uma creche normal, nós também damos a formação cristã seja às professoras como às crianças. Além disso, qualquer coisa que precise, como até problemas com eletricidade e água, somos nós que resolvemos. A creche não tem zeladora. Somos nós mesmo os responsáveis pela manutenção e limpeza da creche.

Com essas duas dimensões o meu tempo é cheio, mas faço mais um serviço também para a Diocese e a Conferência Episcopal Japonesa. Na Diocese, sou encarregado de acompanhar o grupos de brasileiros que são presentes nas paróquias da Diocese. Com isso, depois de celebrar a missa em japonês na minha paróquia, no período da tarde vou nas paroquias da Diocese e celebro missas em português para os brasileiros.

Além disso, fazemos também dois Retiros Espirituais no ano: um na Quaresma e outro no Avento. Este ano o retiro de quaresma foi para 40 brasileiros. A nível da Conferencia Episcopal Japonesa, eu faço traduções oficiais dos textos do japonês para o português.

Como dá para notar, depois do imenso esforço para aprender a língua japonesa, e também me inserir na cultura, acredito que estou realizando o sonho missionário do nosso Fundador, São Guido, pois estou muito feliz naquilo que estou fazendo.

Pe. Michel da Rocha, sx.

japao jaoa


Artigos relacionados

Artigos

O dia dos mortos no México une a vida e a morte!

Cada ano o dia 02 de novembro celebramos o dia de todos os mortos. No México é uma festa tradicional no qual se visitam os cemitérios, se fazem cav...
Artigos

Xaverianas: 50 anos de presença na Amazônia

Em 31.03.1966 Dom João Gazza, Bispo da Prelazia de Abaeté escrevia à Madre Celestina Bottego, Fundadora das Missionárias de Maria-Xaverianas: “Está...
Artigos

Ave, Maria, cheia de graça!

Estamos diante da saudação do anjo a uma jovem simples e humilde de Nazaré. Esta visita do mensageiro de Deus a Maria transmite uma experiência hum...
Artigos

Música dedicada à Laudato si e ao Sínodo da Pan-amazônia

 O cantor, compositor e evangelizador, Antonio Cardoso compôs uma música dedicada à Laudato si e ao Sínodo Pan-amazônio. Título da música Pan-...