Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Chamados ao discernimento


55° Dia Mundial de Oração pelas vocações - No domingo do Bom Pastor celebrou-se em todas as comunidades da Igreja o 55° Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

A mensagem do Papa Francisco: “Escutar, discernir e viver a vocação do Senhor Deus” vai na mesma direção do próximo Sínodo dos Bispos (Outubro 2018), Sínodo que vai ser dedicado aos jovens, em particular à ligação entre jovens, fé e vocação.

A boa notícia desta jornada mundial é que o chamado para a alegria que Deus nos confia está no centro da nossa vida.

Papa Francisco escreveu: “Não estamos imergidos no acaso nem estamos dentro um reboliço de situações caóticas; pelo contrário, a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina!”. Na diversidade e na peculiaridade de cada vocação …, trata-se de escutar, discernir e viver a Palavra que nos chama a partir do alto, Palavra que … torna – nos instrumentos de salvação no mundo e nos orienta para a plenitude da felicidade”. No Evangelho, Jesus não exige de todos a mesma forma de seguimento.

A essência de toda vocação, portanto, está na capacidade e na alegria de distinguirmos, escutarmos e seguirmos o chamado pessoal de Deus no dia a dia de nossa existência. Aquilo que nos caracteriza como missionários é o dinamismo, não o fato de ficarmos no comodismo. O caminho do seguimento e da missão é constante e sempre novo. O exercício de lermos e relermos a nossa vida à luz de Deus nos torna mais sensíveis à vocação recebida e aos apelos que Deus nos comunica; passando também pelos fracassos, duvidas e contradições das nossas escolhas.

O filosofo Emmanuel Mounier escrevia: “Deus é bastante grande para fazer uma vocação apesar de nossos erros”. Nas dificuldades não esqueçamos que Deus que nos chamou é fiel e acreditemos que Aquele que iniciou a obra dEle em nossa vida, levará – a para a plenitude (Flp 1,6). O conteúdo da felicidade que o Senhor Deus comunica com a vocação é para todos. “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a própria cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará (cf Lc 17,33).

O alicerce da vocação é o amor de Deus que se entregou por nós capacitando – nos a nos tornarmos livres.

A vocação, portanto, não é um direito nem algo que se compra ao ‘mercadinho’ dos carismas. Ao admitirmos que a vocação nasce do Amor de Deus tem como consequência, em primeiro lugar, a consciência de não buscarmos a nós mesmos e sim o serviço maior ao Reino de Deus e à Igreja. Quanto maiores forem em mim as motivações para buscar a mim mesmo e a ‘fazer’ de mim somente o que eu quero, tanto maiores vão ser as chances de eu errar no sentido de resposta vocacional. Para nós consagrados, também, existe sempre o perigo de considerar a vida e a vocação como uma posse individualista; neste sentido a vida se torna somente uma ilusão e uma idolatria baseada no “… conhecimento que gera soberba” (1Cor 8,2); uma vida assim não é capaz de amar ninguém. Um coração que afasta Deus, um coração que guarda espaços somente para si mesmo é um coração mais fechado e frio.

Nunca será um coração que anuncia o Evangelho. O Senhor continua hoje a chamar e a seguir os seus passos. A alegria de sermos chamados pelo Amor de Deus, conscientes e contentes pela vocação recebida, impulsiona – nos (no sentido mais amplo da vida comunitária) a rezar e a ajudar outros a encontrar a própria vocação na alegria do Evangelho. Quando nos tornamos promotores vocacionais, no fundo encontramos a nós mesmos. Triste seria se o fato de termos encontrado o Amor de Deus nos leva a sermos pessoas isoladas e sem alegria. Neste fechamento podemos perder até o sentido da nossa vocação.

Gostaríamos que todo xaveriano possa ser um homem que busca vocações com a alegria de suscitar nas pessoas uma resposta livre e pessoal do dom do Amor de Deus.


Artigos relacionados

Artigos

Votos de páscoa do Superior Geral

Caríssimos, nestes dias estou em Bukavu, envio em nome da DG os meus melhores votos para celebração do mistério pascal. O grito de Maria Madalena r...
Artigos

O Sínodo como fisioterapia para a Igreja

É bem conhecido: quanto menos a gente se mover, menos se mexerá. A princípio, a imobilidade parece um constrangimento, principalmente se causada po...
Artigos

55º DIA MUNDIAL DA PAZ

Dia 1º de janeiro de 2022, é o Dia Mundial da Paz. O Papa Francisco escolheu a passagem do profeta Isaías para nos trazer uma importante reflexão: ...
Artigos

A Carta Testamento é itinerário de santidade para todos

São Guido, é verdade, escreveu tendo em vista os que estavam e no futuro, poderiam estar, na família xaveriana, porém ele fundamenta no batismo a g...