Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

História dos Leigos Missionários Xaverianos


Os Missionários Leigos Xaverianos tem como finalidade atuar de forma organizada, vivendo, testemunhando a dimensão missionária ad-gentes que é própria de toda a Igreja na espiritualidade e carisma de São Guido Maria Conforti, na família, na comunidade, no trabalho, onde estiver.

Sendo corresponsável com a Animação Missionária na Igreja local, estimulando a vocação missionária leiga e religiosa em sintonia com a Congregação dos Missionários Xaverianos e diretrizes da Igreja, desenvolvendo iniciativas e ações que promovam a paz, a tolerância, o diálogo inter-religioso, a solidariedade universal, a fraternidade e a justiça com os pobres e excluídos à luz da perspectiva do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo.

Em novemlogo_missionários_xaverianos.jpgbro de 2009, em Hortolândia (SP) organizou-se uma Assembleia com as lideranças dos grupos, ex estudantes xaverianos e lideranças que mesmo sem haver um grupo na paróquia tinham uma sintonia, interesse pela missão. A Assembleia possibilitou conhecer as realidades de cada local, apresentar os missionários xaverianos e sua atuação no mundo com uma formação consistente. Além de permitir que as pessoas de diversas localidades pudessem perceber que tinham sonhos em comum.

Em 2012 foi eleita a primeira coordenação em Assembleia e aprovado o Estatuto Jurídico. Também foi criado o blog/Página dos LMX (Leigos Missionários Xaverianos).

As reuniões da coordenação foram possibilitando criar laços de amizade entre os Leigos das diversas cidades do Brasil e com os padres xaverianos também e inclusive os estudantes e noviços.

No início de 2016 houve o convite do bispo xaveriano Dom Adolfo Zon para conhecer a realidade da Diocese do Alto Solimões na Amazônia. E em agosto do mesmo ano a coordenadora Patricia Nunes teve a oportunidade de passar dez dias na região e conhecer um pouco das necessidades e possibilidades de vivência e ação para uma futura Missão Leiga. Experiência essa que em novembro de 2016 foi apresentada em Assembleia e se tornou para os Leigos Missionários Xaverianos da região com o objetivo comum de trabalho – é um sonho, mas um sonho possível e que a pequenos passos temos trabalhado para realizar a médio prazo.

Vale lembrar a iniciativa da leiga Elizete Toledo junto a Igreja do Paraná que resultou em uma missão na África – Guiné Bissau (Quebo – Projeto Paulo VI) por 60 dias. Essa experiência também foi partilhada na Assembleia de 2016 e foi motivadora para os grupos. Clareou o entendimento de onde podemos focar esforços para realizar Missão além fronteiras, que é no Alto Solimões (AM).

Enfim, mesmo caminhando a pequenos passos, entendemos que está-se evoluindo. Se no coração se mantem a fé a missão vai se realizando aos poucos e se tornando efetiva no dia a dia. Pois, acreditamos, que a missão se faz com os joelhos dos que rezam, as mãos dos que ajudam e os pés dos que partem, não sendo isso necessariamente uma ordem, e podendo acontecer em conjunto ou não.

Patrícia Nunes (coordenadora)

LMX-MG (2).jpg


Artigos relacionados

Leigos

Partilha da coordenadora dos leigos no Capitulo dos xaverianos

Na manhã do 25 de janeiro de 2023, os padres Xaverianos receberam em seu XVIII Capítulo (Assembleia) a Leiga Patrícia como representante dos Leigos...
Leigos

ESTAMOS CONTIGO PAPA FRANCISCO!

A partir deste domingo, 1º de setembro, “Dia Mundial de oração pelo Cuidado da Criação” até o dia 5, “Dia da Amazônia”, a Conferência Nacional dos ...
Leigos

Testemunho e profecia a serviço da vida!

Há 29 anos a Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas no último domingo do ciclo litúrgico anual, unindo uma antiga tra...
Leigos

Nas pegadas da espiritualidade confortiana

A Carta Testamento de São Guido Maria Conforti (1921), dirigida aos Missionários Xaverianos daquele tempo e aos futuros consagrados, como ele mesmo...