Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

PARTILHA DO LAICATO BRASIL SUL


No dia 11 de junho aconteceu na Casa Regional dos Xaverianos, na Vila Mariana em São Paulo/SP um encontro entre a Direção Geral e a Coordenação dos Leigos Missionários Xaverianos - Brasil Sul. 

A coordenadora do Laicato Patrícia Nunes Araujo foi recebida pelo Superior Regional Padre Rafael Villasenor e apresentada ao Padre Fernando Garcia (superior geral) e ao Padre Javier Peguero (Conselheiro e Responsável pelos Leigos na Direção Geral).

 Foi apresentada aos padres o Histórico dos Leigos no Brasil, que desde 2009 iniciaram a organização dos grupos existentes e formaram novos grupos nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Também foram disponibilizados os cinco Subsídios de formação utilizados, o Estatuto, a prévia das Regras de Vida, bem o folheto de apresentação dos Leigos. Houve grande interesse por parte dos padres em entender como e onde estão os leigos e qual têm sido a atuação dos Leigos e a interação com os padres xaverianos.

O padre Fernando destacou que o XVI Capítulo Geral dos xaverianos em agosto de 2017 uma das pautas tratou dos Leigos. Foi determinado que haveria um padre responsável pelos Leigos nos quatro continentes onde estão os xaverianos e também a formação de uma Comissão de Leigos e padres para apurar e entender quantos são, como atuam  os leigos com carisma xaveriano, pois formamos uma família. É tempo de trabalharmos juntos e assim futuramente buscarmos uma interação entre os Leigos dos diversos países. Cada um com sua particularidade local, mas com mesmo ardor missionário e com o mesmo carisma xaveriano que nos move a querer fazer Jesus conhecido a todos. Há grande interesse da Congregação em contribuir com a organização e formação dos Leigos a nível mundial. Inclusive isso se confirma no Encontro que foi realizado com a coordenadora.

Padre Fernando reforçou ainda que ser leigo é uma vocação, um dom de Deus e a Patricia afirmou que este entendimento tem sido aprofundado e discernido ao logo da caminhada, lembrando que alguns grupos estão bem maduros nesta questão e outros estão ainda compreendendo o que se trata ser leigo(a) missionário(a) xaveriano(a).

Padre Peguero comentou que a Comissão Geral dos Leigos foi formada inicialmente com membros do Laicato da Itália, que tem experiência de 25 anos. Neste momento estão realizando a busca da compreensão dos grupos que são amigos benfeitores e dos que são leigos vocacionados e que os dois distintos grupos tem grande importância para a Congregação. Ficou agradecido também por na carta respondida à ele sobre o Laicato ter uma tabela com nome do coordenador, dados de contato, e quantidade de membros de cada um dos dez grupos de Leigos no Brasil Sul.

O sonho de realizar uma missão enquanto leigos no Projeto Alto Solimões foi apresentado e bem recebido e está claro que não é fácil a disponibilidade integral do leigo para missão ad gentes, bem como manter financeiramente. Mas ficou entendido o desejo e a preparação a pequenos passos para que esse projeto se torne realidade.

Em nome do Laicato, a coordenadora presenteou os padres com uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e um chaveiro dos Leigos. A Direção Geral visitará os grupos atuantes aqui no Brasil Sul no decorrer do mês de junho de acordo com a disponibilidade do grupo e agenda dos padres. Que os padres sejam muito bem acolhidos aqui no Brasil! Cada grupo realize o encontro como de costume, deixando espaço para apresentações e esclarecimentos. São Guido Maria Conforti interceda pela Congregação Xaveriana e pelos Leigos Missionários Xaverianos que formam uma só família!  

Patricia Nunes Araujo

Coordenadora Geral LMX

Gestão 2016 - 2018


Artigos relacionados

Leigos

São Francisco Xavier na Missão nas Fronteiras

São Francisco Xavier este ano foi celebrado por seus dois filhos numa terra de "fronteira": Oiapo...
Leigos

Testemunho e profecia a serviço da vida!

Há 29 anos a Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas no último domin...
Leigos

💖NATAL SEM JESUS NAO É NATAL♀

💖NATAL SEM JESUS NAO É NATAL♀ "Quando rezar, diante do presépio,  com os familiares, deixem...
Leigos

ESTAMOS CONTIGO PAPA FRANCISCO!

A partir deste domingo, 1º de setembro, “Dia Mundial de oração pelo Cuidado da Criação” até o dia...