51d542df-e6bc-4271-a420-7c7dc99a77d9_copy.jpg

RETIRO DO COMIRE

  • ELIZETE DA APARECIDA TOLEDO
  • Leigos
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

"A vida amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isto é, definitivamente, a missão."  (EG 10)

 

 De 15 a 17 de junho, a Diocese de Guarapuava-Pr, sediou o Retiro do COMIRE SUL 2. Com o tema “Eu sou uma missão nesta terra” (EG 273) o retiro contou com a assessoria do Pe. Antônio Niemec, CSsR – Assessor da Ação Missionária da CNBB. Com o objetivo de ver, meditar, rezar e refletir sobre nossa identidade, que é por força do Batismo, missionária o retiro teve momentos fortes de encontro pessoal com Jesus Cristo na Palavra e Eucarista.

Nos passos do Papa Francisco onde se destaca que a atuação voluntária dos leigos na obra evangelizadora revela a revolução da ternura o prazer de ser povo e a nova consciência de que a vida de cada pessoa é uma missão. A participação do laicato nas diferentes instância dos organismos missionários, dá-se pela participação e atuação, desde a base, com os grupos de leigos e nas paróquias e tem se constituído como um forte elemento de formação e acompanhamento das diretrizes da Igreja do Brasil como caminhada de comunhão, assim como o previsto no objetivo do Laicato Brasil Sul que é:

"Atuar de forma organizada, vivendo, testemunhando a dimensão missionária ad gentes que é própria de todas as igrejas na espiritualidade e carisma de São Guido Maria Conforti, na família, na comunidade, no trabalho, onde estiver, sendo corresponsável com a animação missionária na igreja local, estimulando a vocação missionária leiga e religiosa em sintonia com a Congregação dos Missionários Xaverianos e diretrizes da Igreja, desenvolvendo iniciativas e ações que promovam a paz, a tolerância, o diálogo inter-religioso, a solidariedade universal, a fraternidade e a justiça com os pobres e excluídos à luz da perspectiva do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo”.

O retiro encerrou no domingo às 12 horas, antes porém ocorreram as reuniões com os COMIPROS - Conselhos Missionários das Províncias do Regional Sul 2: Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá, onde foram relatadas as atividades ligadas à IAM, JM e demais organismos missionários e os desafios para os próximos anos.

Maria Angélica Kroetz Kovalhuk (Representante da IAM - Curitiba), Maria P. dos Santos (Vocacionada à Missão Ad gentes de Quebo – África. - Laranjeiras do Sul) e Elizete da Aparecida Toledo (COMIPRO - Laranjeiras do Sul), estiveram representando os Leigos Missionários Xaverianos do Paraná.

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018