Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss


Nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2018, em Guarapuava, na casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, aconteceu a Assembleia Regional do Conselho Missionário Regional do COMIRE-PR SUL 2. Estavam presentes 51 missionários de diversas gerações, regiões, dioceses, conselhos, obras missionárias, como IAM, JM, COMIDI, COMIPA, GAM, COMIPRO, COMISE. As experiências foram enriquecedoras em virtude das distintas abordagens que, em síntese, contribuíram para ajudar a construir uma proposta para o Programa Nacional Missionário para o próximo Quadriênio.

 Servindo-se da metodologia do ver, julgar e agir foram relatadas as maravilhas operacionalizadas nas maneiras de viver a macro realidade protagonizadas entre as pessoas, pastorais e movimentos, missionários de Jesus. No sopro do Espírito Santo: formação, articulação e missão ad gentes, com organização e revitalização das comunidades estes temas e enfoques são decisivos para o impulso da missão nas diferentes realidades apresentada. A fé e vida dos filhos do mesmo Pai, que se movimentam no sentido de sair de si, firmam-se como sujeitos de um novo modo de ser Evangelho da Alegria. Responsável o leigo é chamado a trilhar pelos caminhos pastorais, como instrumento da Missão de Cristo - componente primordial, não esquecido, como mola propulsora do “Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós ...” (Mc 16,7). Comunhão e participação de todos, iluminada pela situação existencial de uma grande família de Deus. Os missionários pautam em viver onde todos são irmãos que possuem uma mesma Mãe, a Mãe da Igreja - Corpo Místico de Cristo - Maria, a Missionária que sempre os acompanha.

Todos os 18 regionais brasileiros estarão se reunindo com a mesma finalidade: apresentar sugestões de projetos missionários e para (re) pensar o panorama da missão no Brasil. Ao final desta caminhada nacional o Conselho Missionário Nacional – COMINA, apresentará três projetos que integrarão o Programa, que terá início em 2019.

Para assessorar este trabalho estava presente o Diretor das Pontifícias Obras Missionárias – POM, Padre Maurício da Silva Jardim. A metodologia usada por ele foi simples, colaborativa, fluída, e que aos poucos possibilitou a integração profunda dos participantes. Facilitou, sobremaneira, a dinamização do processo de construção do projeto ao apresentar as linhas de ação missionária.

Foram dias de muita celebração, acolhida, alegria, união, espiritualidade, interação, criatividade, momentos de estreitar laços, matar saudades e acima de tudo de trabalhar como verdadeiros seguidores de Cristo. ”É preciso que eu vá para outras aldeias.” (Lc 4,43).

Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispo de Ponta Grossa e referencial da dimensão missionária do COMIRE no Paraná também se fez presente, retornando de uma experiência missionária no Amazonas. Seus argumentos, ponderações e contribuições foram de extremo valor e acatada por todos especialmente no que refere-se à missão ad gentes.

Este tema é sedutor. É um passo avante porque neste encontro os movimentos missionários deixaram ecoar a urgência de estabelecer um planejamento claro, com decisões comuns que ao longo do caminho vai indicando os passos a serem dados, pois o processo missionário é permanente e razão de existir da Igreja.


Artigos relacionados

Leigos

Nas pegadas da espiritualidade confortiana

A Carta Testamento de São Guido Maria Conforti (1921), dirigida aos Missionários Xaverianos daquele tempo e aos futuros consagrados, como ele mesmo...
Leigos

Missão Nas Fronteiras na Prelazia do Alto Xingu

        A Missão Nas Fronteiras (MNF), que é uma iniciativa do Conselho Missionário Regional Norte2, está agora em novo chão mi...
Leigos

Inspirações da Carta Testamento na minha vida

Sempre me senti muito feliz por ter conhecido a Congregação dos Missionários Xaverianos, porque assim pude ter uma preciosa oportunidade de conhece...
Leigos

Rezemos com o papa pelos migrantes vítimas do tráfico

"Rezemos para que o clamor dos irmãos migrantes vítimas do tráfico criminoso de pessoas seja escutado e considerado”: o Papa Francisco convida os f...