ASSEMBLEIA DO COMIRE SUL 2

  • Maria Angelica Kovalhuk Kova
  • Leigos
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2018, em Guarapuava, na casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, aconteceu a Assembleia Regional do Conselho Missionário Regional do COMIRE-PR SUL 2. Estavam presentes 51 missionários de diversas gerações, regiões, dioceses, conselhos, obras missionárias, como IAM, JM, COMIDI, COMIPA, GAM, COMIPRO, COMISE. As experiências foram enriquecedoras em virtude das distintas abordagens que, em síntese, contribuíram para ajudar a construir uma proposta para o Programa Nacional Missionário para o próximo Quadriênio.

 Servindo-se da metodologia do ver, julgar e agir foram relatadas as maravilhas operacionalizadas nas maneiras de viver a macro realidade protagonizadas entre as pessoas, pastorais e movimentos, missionários de Jesus. No sopro do Espírito Santo: formação, articulação e missão ad gentes, com organização e revitalização das comunidades estes temas e enfoques são decisivos para o impulso da missão nas diferentes realidades apresentada. A fé e vida dos filhos do mesmo Pai, que se movimentam no sentido de sair de si, firmam-se como sujeitos de um novo modo de ser Evangelho da Alegria. Responsável o leigo é chamado a trilhar pelos caminhos pastorais, como instrumento da Missão de Cristo - componente primordial, não esquecido, como mola propulsora do “Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós ...” (Mc 16,7). Comunhão e participação de todos, iluminada pela situação existencial de uma grande família de Deus. Os missionários pautam em viver onde todos são irmãos que possuem uma mesma Mãe, a Mãe da Igreja - Corpo Místico de Cristo - Maria, a Missionária que sempre os acompanha.

Todos os 18 regionais brasileiros estarão se reunindo com a mesma finalidade: apresentar sugestões de projetos missionários e para (re) pensar o panorama da missão no Brasil. Ao final desta caminhada nacional o Conselho Missionário Nacional – COMINA, apresentará três projetos que integrarão o Programa, que terá início em 2019.

Para assessorar este trabalho estava presente o Diretor das Pontifícias Obras Missionárias – POM, Padre Maurício da Silva Jardim. A metodologia usada por ele foi simples, colaborativa, fluída, e que aos poucos possibilitou a integração profunda dos participantes. Facilitou, sobremaneira, a dinamização do processo de construção do projeto ao apresentar as linhas de ação missionária.

Foram dias de muita celebração, acolhida, alegria, união, espiritualidade, interação, criatividade, momentos de estreitar laços, matar saudades e acima de tudo de trabalhar como verdadeiros seguidores de Cristo. ”É preciso que eu vá para outras aldeias.” (Lc 4,43).

Dom Sérgio Arthur Braschi, Bispo de Ponta Grossa e referencial da dimensão missionária do COMIRE no Paraná também se fez presente, retornando de uma experiência missionária no Amazonas. Seus argumentos, ponderações e contribuições foram de extremo valor e acatada por todos especialmente no que refere-se à missão ad gentes.

Este tema é sedutor. É um passo avante porque neste encontro os movimentos missionários deixaram ecoar a urgência de estabelecer um planejamento claro, com decisões comuns que ao longo do caminho vai indicando os passos a serem dados, pois o processo missionário é permanente e razão de existir da Igreja.

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018