Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Ka’apor denunciam madeireiros por assassinato de indígena em Alto Turiaçu, no MA


O agente indígena de saneamento Eusébio Ka’apor, 42 anos, da aldeia Xiborendá, da Terra Indígena Alto Turiaçu, no Maranhão, foi assassinado no domingo (26) com um tiro nas costas.

Ele voltava da aldeia Jumu'e Ha Renda Keruhu, na garupa de uma motocicleta conduzida pelo indígena K.K., quando, por volta das 18h30, dois homens encapuzados os abordaram pedindo que parassem e em seguida acertaram um tiro nas costas de Eusébio. 

De acordo com indígenas que pediram pra não serem identificados, os responsáveis pelo crime são madeireiros do município de Centro do Guilherme, que mataram Eusébio devido às ações de autofiscalização e vigilância territorial iniciadas em 2013 pelos Ka’apor, que culminaram, em março deste ano, no fechamento de todos os ramais de invasão madeireira da Terra Indígena Alto Turiaçu.

Eusébio era um importante guerreiro no combate à exploração ilegal de madeira na TI e membro do Conselho de Gestão Ka’apor.O crime aconteceu na entrada do povoado Areal, entre os municípios de Centro do Guilherme e Santa Luzia do Paruá, a 3 km da aldeia Xiborendá.

“Ele tinha ido visitar o filho na aldeia Jumu'e Ha Renda Keruhu e estávamos voltando pra casa. Aí, nesse trecho, os dois estavam de tocaia e mandaram a gente parar a moto. Eu vi que eles estavam de capuz e não parei. Foi quando acertaram nas costas dele” conta K.K., que conseguiu levar Eusébio até o povoado para procurar socorro.

“Ele morreu por volta de 20h30, quando a gente estava na saída de Nova Olinda, levando ele para o hospital”, explica.

Fonte POM

Artigos relacionados

Novidades

Terço dos Homens, compromisso evangelizador!

No último domingo de julho, 31/07, realizou-se em Itabira, sede episcopal da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, o 3º Congresso Diocesano do Ter...
Novidades

A Santa Sé se mostra favorável ao processo do martírio de Carrera, Didonè e Faccin

O Pe Luigi Menegazzo, Superior Geral dos Missionários Xaverianos, informou que em 28 de setembro de 2015, o Pe Guilherme Câmara ficou encarregado d...
Novidades

Nota da CNBB sobre vazamento de óleo no litoral do Nordeste 

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu, na manhã deste 28 de outubro, uma nota sobre o vazamento de óleo no litor...
Novidades

Cem anos de nascimento de Dom Paulo

Na terça-feira, 14 de setembro de 2021, nesta data em que Dom Paulo Evaristo Arns completaria 100 anos de vida, o ‘Cardeal da Esperança’. Esteve à ...