Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Caminhando rumo à unidade!


Já se passaram 500 anos do início da Reforma Protestante proposta por Martinho Lutero em 1517 na Alemanha. Lutero apresentou a Igreja Católica 95 teses, ou seja, 95 propostas para Reformar a Igreja.

Eram teses que desafiam a Igreja a retornar nas suas fontes, entre elas fazer com que os fiéis avessem uma maior intimidade com a Palavra de Deus. Este ano celebramos os 500 anos da Reforma e os 50 anos do início do diálogo entre luteranos e católicos, dado logo após o fim do Concilio Vaticano II.

Esta semana celebramos no hemisfério norte a semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Meditamos juntos a segunda carta de São Paulo aos Coríntios (2Cor 5, 14-20), que especialmente nos impulsiona a reconciliarmos no Amor de Cristo.

Aqui na Diocese de Parma-Itália as Igrejas Católica, Metodista, Adventista do sétimo dia, Greco-Ortodossa, e Vetero Católica celebraram juntas este grande momento de Oração e partilha a caminho da Unidade. Começamos a Semana (18 a 25 de Janeiro) com uma Vigília de Oração tivemos como Pregadora a Pastora Noemi Falla da Igreja Metodista que salientou o aspecto do Amor de Cristo que impulsiona e dar passos todos os dias de uma verdadeira reconciliação com Deus e com os irmãos.

No sábado tivemos uma mesa redonda com as Igrejas do Conselho Ecumênico de Parma, que apresentam os passos que cada Igreja está dando a caminho da Unidade, os representantes que ali estavam chegaram a uma conclusão que só seremos unidos se colocarmos o Evangelho em primeiro lugar e que o Evangelho impulsiona a Ser Irmãos de verdade. Na terça tivemos as Vésperas na Igreja Greco-Ortodoxa e a reflexão com Pe. Rafaelle (Diocese de Parma) que afirmou o caminho do amor como via da reconciliação. Na quarta para concluir a semana tivemos o culto na Igreja Metodista e a Pregação do Pastor Danielle da Igreja Adventista que sublinhou o aspecto de sermos Testemunhas, ele, recordou de um pensamento de Santo Agostinho que afirma: “A Palavra converte, mas o Testemunho arrasta! ”, é através destes passos que damos em conjunto que mostramos a sociedade este testemunho de reconciliação.

No hemisfério Sul a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e celebrada da Festa Litúrgica da Ascensão a Festa de Pentecostes.

Papa Francisco ecumenismoNos Missionários Xaverianos nos empenhamos para a caminhada do Ecumenismo como afirma nossas constituições 13 “Conscientes de que a divisão dos cristãos é um escândalo que causa obstáculos à evangelização, tomamos a peito o problema ecuménico, procurando aquelas formas de colaboração que levam à unidade e ao testemunho pleno do Evangelho”.

Nossa comunidade de Teologia de Parma participou com alegria desta semana, aprofundando o valor do diálogo e da UNIDADE. Como Missionários queremos buscar sempre o diálogo para fazer do Mundo uma só Família.

O Papa Francisco está dando passos para uma verdadeira Unidade entre os Cristãos e os Povos, em 2016 esteve na Suécia e destacou: “Dou graças a Deus por esta comemoração conjunta dos quinhentos anos da Reforma, que estamos a viver com espírito renovado e conscientes de que a unidade entre os cristãos é uma prioridade, porque reconhecemos que, entre nós, é muito mais o que nos une do que aquilo que nos separa. O caminho empreendido para a alcançar já é um grande dom que Deus nos concede e, graças à sua ajuda, estamos reunidos aqui hoje, luteranos e católicos, em espírito de comunhão, para dirigir o nosso olhar ao único Senhor, Jesus Cristo”.

Aos membros do Conselho para a Unidade dos Cristãos, Francisco sublinhou que “O ecumenismo é verdadeiro quando somos capazes de deslocar a atenção de nós mesmos, das próprias argumentações e formulações, para a Palavra de Deus que pretende ser ouvida, acolhida e testemunhada no mundo. Por isso, as várias comunidades cristãs estão chamadas não a fazer-se concorrência, mas a colaborar.

Pedimos a Graça ao Senhor que possamos ser Testemunhas do Evangelho e não deixar de caminhar, pois como exorta Francisco:

“A Unidade se faz Caminhado”. Caminhamos juntos para que todos sejam UM.

  • Evanderson Luiz de Abreu, sx.

Artigos relacionados

Novidades

Parabéns Francisco pelos dez anos de Pontificado

Na noite de 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio apareceu pela primeira vez na varanda...
Novidades

PROMESSA DE COMPROMISSO MISSIONÁRIO

Aconteceu no dia 26 de outubro em Laranjeiras do Sul (PR): a renovação da Promessa de Compromisso...
Novidades

Bispo do Alto Solimões preside Missa de abertura do Mês Missionário em Brasília

A abertura oficial do Mês Missionário na Arquidiocese de Brasília foi celebrada na manhã deste do...
Novidades

Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB

Em 20 de junho, durante o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)...