Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Festas juninas de São João


Estamos na semana das festas juninas, importantes em todas as regiões, mas certamente mais intensas em todo o Nordeste.

São João é festejado como um santo que gosta da alegria do povo, uma alegria que se expressa com quadrilhas e danças, junto com muita fartura de comidas típicas da produção dos pequenos sitiantes. Pode-se dizer, então, que ele é um santo ligado à roça, à produção de alimentos.

Participando de um encontro da Cáritas em Campina Grande, soube que a prefeitura deste município entregou os festejos a uma empresa, e ela, em lugar de valorizar os cantores locais e as músicas típicas das festas juninas, estava impondo a realização de shows com cantores sertanejos. Dá nisso terceirizar a cultura popular: o agora proprietário da festa se sente no direito de organizar o que lhe dará mais lucros. E que se danem a cultura e a tradição do povo!

Não tenho informações se a terceirização está acontecendo em outros municípios, mas a de Campina Grande me leva a outras perguntas: estaria São João feliz com o que está acontecendo no sertão semiárido? E se ele não está feliz, como a festa pode promover a alegria?

Não tenho dúvida alguma de que ele está feliz com todas as pessoas, famílias e comunidades que estão trabalhando em favor e participando o programa de Convivência com o Semiárido, construindo em mutirão as cisternas caseiras, produzindo alimentos agroecológicos com sistemas agroflorestais, apoiando a educação contextualizada, gerando renda e autonomia com a economia solidária, produzindo energia com o sol e o biogás, cuidando do bioma caatinga.

As festas juninas precisam ser promovidas por estas pessoas e comunidades, e não por empresários de fora ou da região, que aborrecem São João, de modo especial com sua mania de colocar a busca da riqueza acima da verdadeira alegria e da vida.

De fato, não foram os grandes proprietários e empresários os principais geradores do grande deserto que existe na região? Sim, um deserto, e maior do que o território do Ceará.

Por isso, vale contar com São João como patrono de quem defende a vida da Caatinga. E pedir a ele que nos ajude a enfrentar os que teimam em estragar esta região e todas as outras regiões do Brasil, criando mais e mais desertos.

Ivo Poletto


Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS) www.fmclimaticas.org.br


Artigos relacionados

Novidades

Promulgados Decretos relativos a 8 novos Beatos, entre eles três mártires xaverianos e 3 novos Veneráveis

Na quita feira 14 de dezembor, durante a Audiência concedida a Sua Eminência Reverendíssima o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério par...
Novidades

"EIS-ME AQUI SENHOR"

“SER SANTO É ESTAR CALÇADO COM AS SANDÁLIAS, DE PRONTIDÃO PARA CAMINHAR COMIGO E ANUNCIAR O EVANGELHO DA PAZ.” - SERVO DE DEUS GUIDO SCHÄFFER&...
Novidades

Ordenação presbiteral do Everson

A ordenação presbiteral do diácono Everson Kloster será dia 20 de agosto, na Paroquia Imaculada Conceição, na sua cidade natal, em Cantagalo (PR) à...
Novidades

A missão em questão

A origem mais próxima dessa obra é a tese de doutorado defendida na PUCPR em fevereiro de 2021, pelo padre Raschietti sob a orientação do teólogo p...