Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Vietnã: católicos celebram 400 anos da chegada dos jesuítas


Fonte: Zenit - Os católicos do Vietnã celebram em 18 de janeiro os 400 anos da chegada dos primeiros missionários da Companhia de Jesus ao país.

Os jesuítas chegaram juntamente com uma delegação de cristãos japoneses que fugiam de uma cruel perseguição e cujos barcos atracaram em 18 de janeiro 1615 no porto de Hoi An.

Outros sacerdotes já tinham levado a mensagem do Evangelho até aquela parte da Ásia, mas a chegada dos jesuítas foi um marco na história da evangelização vietnamita.

vietnãA chegada dos missionários jesuítas foi progressiva, a partir de janeiro de 1615.

Os dois primeiros religiosos da Companhia a colocar o pé no Vietnã foram o Pe. François Busomi e o Pe. Diego Carvalho, acompanhados de três cristãos japoneses.

Outros jesuítas contribuíram profundamente, depois, no campo da religião e da cultura: deve-se a um deles, Alexandre de Rhodes, o desenvolvimento da grafia vietnamita com o alfabeto latino (Quôc Ngu) e uma versão adaptada do catecismo para os fiéis do país.

O Vietnã tem hoje uma população de 87 milhões de pessoas, das quais 48% são budistas.

vietna povo

Os católicos são pouco mais de 7%, seguidos por sincretistas (5,6%). Cerca de 20% dos vietnamitas se declaram ateus.

Apesar de ser minoria, a comunidade cristã é particularmente ativa nas áreas de educação, saúde e ação social no país.

Por outro lado, a liberdade religiosa tem se visto constantemente reduzida no Vietnã devido às severas diretrizes do governo e do Partido Comunista. Seu Decreto 92, por exemplo, impõe restrições rígidas à prática da adoração.


 Foto: viaggioasia.com


Artigos relacionados

Novidades

Paulo VI será canonizado até final de 2018

Paulo VI, o ‘grande Papa’ e ‘incansável apóstolo’ será canonizado até o final de 2018. A afirmação foi feita pelo Papa Francisco durante uma reuniã...
Novidades

A Santa Sé se mostra favorável ao processo do martírio de Carrera, Didonè e Faccin

O Pe Luigi Menegazzo, Superior Geral dos Missionários Xaverianos, informou que em 28 de setembro de 2015, o Pe Guilherme Câmara ficou encarregado d...
Novidades

Dom Cláudio apresenta o projeto do Documento Final

Teve início a terceira e última semana do Sínodo para a Amazônia no Vaticano. Na décima quarta congregação geral, realizada na manhã da segunda fei...
Novidades

Missionários Xaverianos no Brasil

Os Missionários xaverianos estaremos celebrando 70 anos do presença no Brasil, em julho de 2023. Em julho de 1953, chegaram os primeiros quatro xav...