Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Segundo encontro do Centro de Estudos Missionários Latino Americanos


Aconteceu nos dias 20 a 24 de janeiro de 2014, o segundo encontro do CEMLA (Centro de Estudos Missionários Latino Americanos),  na casa regional do México em Zapopan (Jalisco). Estiveram presentes os representantes das Regiões Xaverianas do Brasil Norte, Brasil Sul, Colômbia e México.

O tema que guiou a reflexão e orientou os trabalhos foi o tema "A presença Xaveriana na América Latina na Animação Missionária", desenvolvido através da analise de vários artigos elaborados anteriormente: Animação Missionária e Vocacional no Ciberespaço, Animação Missionária e o diálogo com o mundo pentecostal, a pastoral vocacional, o desafio da pastoral urbana, a missão continental, a animação missionária e pastoral indigenista na Amazônia e o futuro da missão.

Os desafios para Animação Missionária foram parte do estudo, neste campo o Pe Rafael Lopez Villasenor apresentou o tema sob o olhar sociológico e antropológico das práticas religiosas da juventude no ciberespaço. O assunto é de grande importância e atualidade, por estar a juventude que queremos atingir, mais ligada com o mundo virtual de que com o mundo real. O mesmo autor também apresentou um estudo sobre a necessidade de dialogar com o mundo pentecostal. O tema é muito pertinente para nós, por que a juventude  está, muitas vezes, identificada com o pentecostalismo católico ou evangélico.

Caminhos e experiências da Animação Missionária foram objetos de reflexão.

O Pe Geraldo Custodio López, apresentou a realidade vivida pela juventude mexicana, o processo pedagógico com os jovens no acompanhamento vocacional e possíveis perspectivas ao mundo que vivemos. O Alessandro Feruglio colocou a missão nas grandes urbes a partir da experiência da cidade de Medellin as dificuldades da juventude no mundo urbano com seus desafios, aos quais a Igreja é chamada a evangelizar com uma linguagem apropriada.Também refletimos o texto do Pe Walter Taini que fala da experiência missionária dos xaverianos em meio dos povos indígenas do Xingu e os desafios do modernidade em contato com a cultura indígena.

As perspectivas para Animação Missionária também foram aprofundas.

O Pe Stefano Raschietti apresentou um estudo sobre a Missão Continental e Nova Evangelização a partir da óptica da Missão Ad gentes, ressaltando estes conceitos na atividade da Animação Missionária. Também foi estudado o texto do Pe Savino Mombelli que apresenta a missão como realização do Reino de Deus.

Os resultados dos trabalhos elaborados ao longo do ano de 2013 e estudados durante o encontro do CEMLA serão publicados em dois cadernos, um Espanhol e outro em Português nos próximos meses com o objetivo de oferecer subsídios para a Animação Missionária e Vocacional.

O terceiro encontro acontecerá em Belém (PA) nos dias 19 a 23 de janeiro de 2015, para refletir o tema: "Os sinais dos tempos e as novas realidades: desafios para Animação Missionária". O material será preparado anteriormente pelos membros da equipe, aprofundados e melhorado no encontro.


Na foto: Paticipantes do segundo encontro do CEMLA, Pe Mongardi (México), Pe Raschietti (Brasil Sul), Pe Antônio Flores (Superior do México), Pe Savio (Brasil Norte), Pe Custódio (México) Ir. Feruglio (Colômbia) Pe Rafael (Brasil Sul).

Artigos relacionados

Novidades

Assembleia Geral da CNBB

O episcopado brasileiro se reunirá nos dias 28 de agosto a 2 de setembro para a próxima fase da 5...
Novidades

ASSUNÇÃO DE MARIA, MÃE DE DEUS

São João Damasceno, monge, sacerdote, de Damasco, na Síria, séculos VII e VIII, disse que Maria f...
Novidades

Indígenas Ticuna admitidos ao diaconato permanente

Os primeiros indígenas da etnia Ticuna foram admitidos ao Diaconato Permanente pelo Bis...
Novidades

O primeiro dia do Papa em Portugal (vídeo)

A chegada a Lisboa, aguardada por milhares de jovens de todo o mundo reunidos para a JMJ, depois ...