Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Congresso discute carisma da Infância e Adolescência Missionária


Dois painéis temáticos, um em português outro espanhol, intercalados por testemunhos foram as principais atividades na manhã deste sábado (24), no 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM), encontro que acontece no auditório do Santuário de Aparecida, em São Paulo.

Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), o Congresso que iniciou ontem (23) tem como tema “IAM da América a serviço da missão” e lema “Vocês são meus amigos!” (Jo 15-14). A temática central foi aprofundada pela Irmã Sandra Mazzanti, secretária nacional da IAM na Argentina e Ana Brunini, membro do secretariado nacional da IAM na Argentina, no segundo painel.

Utilizando a metodologia do ver, julgar e agir, Ana Brunini apresentou a situação das crianças e adolescentes no mundo, com destaque para ações concretas. “Diante das necessidades cresce no mundo a insensibilidade e a Igreja também fica voltada para as suas estruturas e às vezes fica distraída”, afirmou a animadora. “Nessa realidade, como assessores da IAM, nós podemos tomar dois caminhos: ficar de fora olhando como se não tivéssemos nada que fazer ou então, como discípulos missionários, buscar novos caminhos para responder a essa realidade, como Jesus nos propõe”.

A assessora argentina destacou ainda que Jesus convida a sair, nunca ficar em casa. “Ele nos envia às periferias existenciais, às crianças de rua, aos que trabalham, aos pobres, em situação de abuso, mas também nos envia aos confins da terra na missão ad gentes, muito além de nossa fronteiras”, argumentou.

Ana Brunini evidenciou ainda, atitudes que devem acompanhar quem parte. “Vamos sempre como servidores, não vamos em nosso nome, mas em nome de Jesus e somos simples servidores para a transmissão da fé”, recordou.

IAM logo

“As crianças são a presença e o dom de Deus no mundo pela capacidade de aceitar as exigências do Evangelho. Jesus as coloca como exemplo a serem imitados. Não podemos ficar indiferente à realidade que vimos hoje”, disse ela e concluiu recordando as palavras do papa Francisco: “ide sem medo de servir”.

Na sequência, a secretária da IAM na Argentina, Irmã Sandra Mazzanti convidou para a ação. Segundo ela é preciso olhar para a missão além-fronteiras sem esquecer as diversas realidades das crianças e adolescentes da América. “Precisamos colocar a nossa Igreja em estado permanente de missão e fazer com que nossa vida seja missão. Esta chave que nos dá o Documento de Aparecida, o papa Francisco e muitos documentos da Igreja, é importante”.

Para a religiosa, é o discipulado que nos envia à missão e desde a missão voltamos ao discipulado. “Estamos chamados a sermos contemplativos na ação. Somos chamados, enviados, animados em comunhão com as crianças e adolescentes da IAM, mas também com os que vivem situações de marginalização”, recordou.

Despertar uma fé viva, a centralidade em Jesus, fazer da comunidade um lugar para viver o Reino são, segundo ela, chaves missionárias para o trabalho de animação junto às crianças.

Em sua exposição que incluiu projeção de imagens, Irmã Sandra sublinhou também, atitudes missionárias de Jesus para o trabalho com crianças e adolescentes. “Jesus privilegia o diálogo, valoriza o melhor de cada pessoa, ensina através das ações a respeita o processo pessoal”. Nesse sentido, dentro e fora da IAM, “temos o carisma de sermos amigos de Jesus e fazermos amigos para Jesus. Essa proposta evangelizadora deve ser anunciada a todos”.

A missão sustentada pela formação integral, uma espiritualidade missionária, proximidade no amor e na misericórdia com as crianças e adolescentes, e partilhar a vida de discípulo missionário dentro e fora do grupo de IAM, são segundo Irmã Sandra, algumas propostas fundamentais para seguir o trabalho.

À tarde, a programação continuou na Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, em Guaratinguetá, com cinco fóruns temáticos. O dia encerrou com missas nas paróquias que acolhem os congressistas e um momento cultural.

A Obra da IAM (Santa Infância) foi fundada por dom Carlos Forbin-Janson, bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Tornada Pontifícia pelo papa Pio XI em 1922, hoje a IAM está presente em todos os continentes, em mais de 130 países.

  • Por Jaime C. Patias, POM.

 


Artigos relacionados

Novidades

Católicos e ortodoxos reagem à reconversão de Santa Sofia em Mesquita

O Papa Francisco manifesta tristeza com islamização do museu de Santa Sofia, juntando-se a ortodoxia que se une ao Patriarcado de Constantinopla. O...
Novidades

"Querida Amazônia": Vaticano anuncia Exortação Apostólica

Foi anunciado na manhã desta sexta-feira, em Roma, a publicação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal. O Documento elaborado pelo próprio Papa Franci...
Novidades

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2020

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece de 24 a 31 de maio de 2020, período preparação para a festa de Pentecostes com o tema: "Genti...
Novidades

Carta Final do 14° Intereclesial das CEBs

Terminou neste sábado (27 de janeiro) o 14º Encontro Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Ao final do encontro foi divulgada uma ...