Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Encontro do Centro de Estudos Africanos


Do dia 5 a 9 de fevereiro 2018 na casa regional de Bujumbura realizou – se a Reunião do Centro Estudos Africanos. Estavam presentes:

Armando Coletto (Cameroun- Tchad), Amato Sebastiano e Deogracias Bacibone (RDC), Mario Pulcini, Rubén Macías e Gabriel Basuzwa (Burundi), Louis Birabaluge (Sierra Leoa), Barthélemy Minani (Moçambique), as irmãs Elisa Lazzari e Rosanna Bucci (Missionárias de Maria-Xaverianas).

Todas as Circunscrições e Delegações Xaverianas do continente africano estavam representadas.

A Direção Geral estava representada pelo padre Fabien Kalehezo, conselheiro geral. Padre Gabriel Basuzwa, como coordenador, acolheu e orientou a pauta do trabalho começando com uma avaliação do trabalho desenvolvido do Centro Estudos Africanos nestes últimos anos. Na noite do primeiro dia da Reunião celebramos a Eucaristia ‘na capela da Paz e do Perdão’ a Kamenge onde em setembro 2014 foram massacradas as nossas irmãs xaveriana Lucia, Bernardetta e Olga: esta Santa Missa  comunicou – nos muitas emoções e fortes sentimentos.

O momento de oração e a confraternização fraterna com os estudantes do propedêutico e da filosofia nos deram a oportunidade de vivermos a xaverianidade e a universalidade. Na avaliação do constante trabalho realizado pelo Centro de Estudos Africanos nestes 9 anos de vida os participantes manifestaram grande satisfação, apesar dos desafios. Ressaltou – se como positiva principalmente a fidelidade às publicações editoriais dos “Quaderni” (Cahiers). Durante a Reunião uma parte relevante da agenda tem sido dedicada para uma profunda avaliação da caminhada vivida e para uma elaboração de novas perspectivas em vista dos anos futuros. Foi atualizado também o estatuto com o intuito de torna-lo um instrumento de trabalho cada vez mais valioso, sobretudo pensando em quem for chamado a gerir e coordenar diretamente o Centro.

Entre outras, duas intervenções se destacaram.

Na primeira reflexão P. Louis Birabaluge explicou ‘a técnica de redação para um artigo numa Revista Missionária, ou seja:  Contar diariamente aquilo que se faz no formato próprio de um jornal missionário. Comunicar uma experiência missionaria num estilo de discernimento que valorize o positivo. Estudar e aprofundar um tema pastoral, teológico e missionário.

Na segunda intervenção, P. Barthélemy Minani “o mundo do livro: unidade entre a Missão e o livro” procurou mostrar que o Missionário e o livro estão fadados a conviver e a terem a mesma sina. É por isso que o Missionário não deve ter medo de ler ou de escrever porque o livro pertence à identidade do missionário. “A juventude e a Missão” e “A presença da mulher na reflexão eclesial” são os temas escolhidos para as próximas duas publicações deste ano 2018.

Na mensagem final da Reunião P. Fabien Kalehezo quis confirmar o apoio total por parte da DG ao Centro de Estudos Africanos. Ele lembrou que não pode ser um comprometimento opcional: deve ser um empenho constante por parte de todas as Circunscrições e, sobretudo, por parte dos Superiores delas. P. Fabien também frisou que o ano 2019 vai ser o 10° aniversário da fundação do CEA (P. Armando Colettofo foi o iniciador). Poderia ser uma grande oportunidade para podermos realizar algo de extraordinário.

  • pe. Mário Pulcini, sx.

Artigos relacionados

Novidades

Vem aí o 5º Congresso Missionário Nacional

Vem aí, o 5º Congresso Missionário Nacional, marcado para os dias 11 a 15 de novembro de 2023, na arquidiocese de Manaus (AM).  O congresso na...
Novidades

Juventude Xaveriana Missionária

“O Reino do Céu é como a semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, ...
Novidades

Sínodo: multiplicidade de temas

  Sábado, dia 12 e segunda, dia 14, concluímos a segunda etapa das intervenções no Plenário dos participantes do Sínodo para a Amazônia. No t...
Novidades

Assembleia dos Leigos Missionários Xaverianos

Aconteceu a quinta Assembleia dos Leigos Missionários Xaverianos entre os dias 15 e 16 de novembro, na cidade de Hortolândia - SP. Estiverem pr...