Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Aumenta a violência em Gaza: é uma ‘punição coletiva’ ao povo palestino


A responsabilidade pelo novo sangue derramado na Terra Santa é em grande parte de lideranças políticas que “botam lenha na fogueira”, alimentando o conflito com palavras e gestos irresponsáveis.

Utilizar o homicídio de três israelenses para “aplicar uma punição coletiva ao povo palestino em geral e em seu legítimo anseio de ser livre representa uma trágica instrumentalização daquela tragédia, e apenas aumenta a violência e o ódio”.

Assim, em comunicado divulgado ontem, 8 de julho, a Comissão Justiça e Paz da Assembleia dos Ordinários Católicos na Terra Santa intervém a respeito da nova série de violências em curso na região. O balanço das vítimas aumentou com os novos ataques israelenses na Faixa de Gaza, onde mais de 160 rajadas provocaram dezenas de mortes.

“Em Israel e na Palestina – lê-se no comunicado recebido pela Agência Fides – se ouve o pranto de mães e pais, irmãos e irmãs, das pessoas queridas dos jovens mortos na última onda de violência que aflige esta terra”. Algumas vítimas – observa o comunicado de Justiça e Paz – são bem conhecidas, porque “a mídia contou detalhes de suas vidas, enquanto outros – muito mais numerosos – são simples dados estatísticos, sem nome e sem rosto”.

A análise da situação expressa por Justiça e Paz chama em causa as responsabilidades das lideranças políticas e religiosas.

Por um lado, a linguagem violenta de quem pede vingança em Israel “é alimentada por comportamentos e expressões de uma liderança que continua a realizar discursos discriminatórios, promovendo os direitos exclusivos de um grupo e a ocupação, com todas as suas desastrosas consequências. São destruídas novas colônias, terras são confiscadas, famílias separadas, pessoas queridas presas ou até mortas”.

Do outro lado, a linguagem violenta das ruas palestinas “é fomentada por atitudes e expressões de quem perdeu todas as esperanças em alcançar uma justa solução ao conflito por meio de negociações”. Uma frustração que abre o caminho para “quem quer construir uma sociedade monolítica totalitária, aonde não haja espaço para diferenças e diversidades, obtendo o apoio popular explorando esta condição de desespero”.

Segundo os responsáveis de Justiça e Paz da Terra Santa, é preciso reconhecer que “a resistência contra a ocupação não pode ser equiparada ao terrorismo. A resistência à ocupação é um direito legítimo, o terrorismo é parte do problema”. O único caminho para sair do ciclo infinito da violência que ensanguenta a terra de Jesus é “afastar-se de qualquer liderança que alimente o ciclo da violência” e apoiar líderes dispostos a reconhecer que “Deus plantou aqui três religiões: judaísmo, cristianismo e islamismo, e dois povos: palestinos e israelenses”.

Neste horizonte, o texto de Justiça e Paz propõe as perspectivas sugeridas pelo Papa Francisco em sua recente visita à Terra Santa. Os líderes religiosos também são chamados ao dever de falar com “uma linguagem profética”, que se recusa em atribuir o status de inimigo a quem é filho de Deus”.


Fonte: Agência Fides.


Artigos relacionados

Novidades

O Papa no Egito: é hora de semear a paz

Cairo (RV) - Al Salamò Alaikum! (A paz esteja convosco). O Papa chegou ao Egito anunciando a paz e como mensageiro regressou ao Vaticano. Visit...
Novidades

Último dia de viagem do Papa: denúncia e muita fé

Em discurso aos bispos do país, o Papa mencionou explicitamente o escândalo envolvendo a construtora brasileira Odebrecht. Da missa final, trazemos...
Novidades

Coronavirus em Parma: informação e verdade

“Repito que não estou aqui para negar os fatos ou minimizar o evento: foram cerca de quinze dias de sofrimento duro e doloroso para todos...
Novidades

Encontro Intercontinental dos Centros de Estudos Xaverianos

Nos dias 17 e 18 de agosto de 20015, aconteceu na Casa Geral de Roma o 1º Encontro Intercontinental dos Centros de Estudos Xaverianos: Centro de Es...