Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

A vida humana para além da morte!


Cada ano celebramos no mês de novembro o dia dos fieis defuntos, nesta data recordamos todos os entes queridos que estão do outro lado da vida. Para nós cristãos, que acreditamos no Deus da Vida, vemos a morte como a passagem para a Vida Eterna, ela não é uma tragédia, porém a plenitude da vida.

O próprio Jesus afirma: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, mesmo que esteja morto viverá" (Jo 11, 25), palavras que nos dão a real certeza, de que a morte não é fim de tudo, que morrer não é um drama, nem um tabu, mas é viver junto com Deus.

No judaísmo morrer era dar o último suspiro, é entrar na morada dos mortos. Não existia o conceito da ressurreição, as pessoas tinham que usufruir bem da vida e dos bens desta terra, tudo dependia da teologia da retribuição (Dt 5, 33: Lv 18, 5; Ne 9, 29; Sl 112, 1-6). A morte era vista como fruto do pecado (Gn 3, 22). A primeira vez que aparece o tema da ressurreição é pelo ano 164 a.C. (Dn 12, 2-3; 2Mc 7, 9.11.23; 14, 46) e a vida dos justos vista nas mãos de Deus, que esperam a imortalidade (Sb 3, 1-9). Aos poucos a morte como fim de tudo se torna inaceitável.

A morte e a ressurreição de Lázaro (Jo 11, 32-45), aponta para a morte e a ressurreição de Jesus, porém este novamente vai morrer, enquanto Jesus ressuscita para vida definitiva. Na cultura judaica se acreditava que, até o terceiro dia após a morte, ainda havia esperanças de que o morto voltasse a vida. O episódio não deixa dúvidas, Lázaro está morto há quatro dias (Jo 11, 17.39). O quarto dia selava definitivamente a morte de uma pessoa, iniciava-se a decomposição, e o espírito se afastava para sempre do corpo. Dizer, portanto, que Lázaro está morto há quatro dias significa que a morte tomou definitivamente conta dele, sem retorno, é irreversível.

A ressurreição de Lazaro é sinal da primazia do Deus da Vida sobre a morte (Jo 11,25).

Na parábola do rico e do mendigo Lázaro manifesta, que o Deus da Vida opta pelos pobres (Lc 16, 19-31). A morte nivela a todos, porém a sorte é bem diferente, Lázaro é levado pelos anjos junto de Abraão, isto é, torna-se íntimo daquele que foi solidário com o mais fraco (Cf. Gn 13,5-12). A situação após a morte se inverteu, o rico está em tormentos e Lázaro junto de Abraão. O texto manifesta que a filiação não é suficiente para obter a salvação, mas a prática que espelhe a misericórdia de Abraão

O texto dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), apresenta um contexto de perplexidade e desânimo diante da morte, porém o Ressuscitado se faz presente como força que dá ânimo e apresenta o rosto do Deus da Vida. Jesus é aquele que caminha com a humanidade, com a energia de sua vitória sobre a morte. A perplexidade e desânimo dos discípulos se manifestam no teor da conversa (Lc 24, 14). Revelam o estado de ânimo das pessoas desorientadas e desanimadas, sem força para o testemunho, mas o Ressuscitado caminha junto. A desorientação dos discípulos não experimenta a vitória do Ressuscitado, eles continuam acreditando na morte como fim de tudo.

Eles percebem os fatos, mas não os discernem, vivem a frustração diante da morte. Jesus está caminhando com eles, porém eles não o reconhecem; no diálogo percebe-se que eles conhecem os fatos referentes à vida de Jesus antes e durante a paixão. De fato, acreditavam que depois do terceiro dia o espírito se afastaria definitivamente do corpo, sem possibilidade de retorno. A morte teria tomado conta de todo o projeto de Jesus e da comunidade. Então Jesus suscita a fé na ressurreição a partir da Bíblia (Lc 24,27).

Logo ao chegarem a casa vem o pedido dos discípulos "Permanece conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!" (Lc 24, 29), este é o próprio apelo da comunidade cristã e da Vida Religiosa Consagrada. Jesus aceita o convite de hóspede passa a ser dono da casa, o anfitrião, pois é ele quem partilha o pão, logo desaparece porque os discípulos finalmente acreditam no Ressuscitado e no Deus da Vida.

tumblO Apóstolo Paulo elabora uma extensa teologia sobre a ressurreição, o que faz pensar que nas primeiras comunidades existiam diversas posições sobre o tema (1Cor 15,1-57). Alguns não acreditavam na possibilidade de uma vida além da morte; outros excluíam a ressurreição, mas admitiam a imortalidade da alma.

A filosofia grega afirmava que só o espírito é que tem valor, o corpo era a prisão da alma. Para Paulo, o fato de Jesus ter ressuscitado resgata a dignidade do corpo e das pessoas. Cristo venceu a morte para sempre, abrindo as portas para a vitória da vida sobre a morte. Portanto, os mortos ressuscitarão também como Cristo ressuscitou. Contrapõe Adão a Cristo, o pecado do primeiro acarretou a morte para todos; a morte e a ressurreição do segundo confere vida a todos (1Cor 15, 22).

A luta contra a morte é tarefa conjunta de Cristo e dos cristãos. Só quando estes participarem da vida plena em Deus é que Cristo dará por encerrada sua missão.

Ainda, o Apóstolo Paulo afirma que, por causa da morte, da ressurreição de Jesus e da efusão do Espírito Santo, todos podemos ter acesso ao projeto de Deus, que é liberdade e vida (Rm 8,18-23). Deste modo, para os cristãos a morte não é um fatalismo. Abre-se uma perspectiva nova, a da vida no Espírito de Jesus, que levará à plenitude. Além disso, o sofrimento presente não é estéril quando entendido como parto do mundo novo. A filiação divina e a vida no Espírito não dispensam o cristão de viver em contínua tensão pela vida, pela transformação e libertação definitivas; ser filho de Deus e possuir os primeiros frutos do Espírito é gerar e dar à luz constantemente o mundo transcendente.

A ressurreição de Jesus apresenta que a morte não é o lugar do aborto do projeto de Deus (Jo 20,1-9), não deve-se de ver a morte como lugar de fracasso, mas como lugar necessário para chegar para a ressurreição e para a vida eterna; o túmulo não é o lugar da morte, e sim o caminho para o encontro com o Deus da Vida. Para o cristão que acredita na ressurreição a morte não interrompe a vida, porém a transforma. A ressurreição torna-se afirmação da vida e rejeição de todo estado de morte.

A ressurreição é supremacia da vida sobre a morte, é afirmação à vida corpórea dos pobres sobre todo tipo de morte e de opressão, manifestando ao Deus da Vida. Negar a vida ao corpo é matar a pessoa, é matar o direito de ressurreição dos crucificados da história. Não há salvação apenas pelo fato de ser crucificado; não é no sofrimento que está a salvação, isto seria absurdo!  É necessário ressuscitar. Só um povo que vive e que ressuscitou da morte que se lhe impôs, pode salvar o mundo. Como Jesus crucificado ressuscitou, o povo sofredor é chamado a ressuscitar. A ressurreição de Jesus é a esperança da ressurreição, da vida e do futuro para os crucificados da história que buscam vida em abundância (Cf. Jo. 10,10).

Considerações finais

A morte é o fim da vida, entendida como meta alcançada e como plenitude da vida, que faz pensar na situação existencial que ocupamos neste mundo. Indiscutivelmente, a morte é a marca do fim da nossa caminhada, mas é também o começo de uma nova realidade transcendente como plenitude. Pensar a morte como fim de tudo é inaceitável. Entretanto, a única certeza que temos é que um dia todos iremos passar por essa experiência que não podermos narrar, apenas vivenciar.

A morte não pode ser vista apenas como uma derrota para a humanidade, mas como parte integrante da plenitude da vida. Na nossa existência humana atravessamos por momentos de alegrias e de tristezas, situações de saúde e de doença, estados de sofrimento e de conforto, até que um dia finalmente morremos. Infelizmente, se vive na expectativa de poder morrer em qualquer instante. Apesar de que a filosofia deseja eliminar a realidade da morte, da dor, do envelhecimento, do sofrimento... querendo a eterna juventude.

A ressurreição de Jesus, dá um novo sentido à vida. A fé dos primeiros cristãos se traduz em comunicação da experiência do Cristo ressuscitado, atingindo e transformando a humanidade. A sua ressurreição é a afirmação à vida sobre todo tipo de morte e de opressão, manifestando o rosto do Deus da Vida. A ressurreição de Jesus é a esperança da nossa ressurreição. Por que Cristo ressuscitou e venceu a morte nós também ressuscitaremos e venceremos a morte (Cf. I Cor 15, 12-26).

Pe Rafael Lopez Villasenor.


Artigos relacionados

Teologia

A unidade dos cristãos na Igreja de Cristo

Em 25 de junho de 1957, em Cleveland, Ohio, EUA, a Igreja Evangélica e Reformada se comprometeu com a "liberdade de consciência inerente ao evangel...
Teologia

O ícone russo da Santíssima Trindade

“É absurdo e impróprio pintar em ícones a Deus Pai com barba cinza e o Filho Unigênito em seu seio com uma pomba entre ambos, posto que ninguém viu...
Teologia

40 anos da Conferência de Puebla

Ao celebrarmos os 40 anos da III Conferência  dos  Bispos da América Latina, realizada em Puebla (México), no começo de 1979, é bom revis...
Teologia

Ser Santo é ser pessoa normal

Os santos são aqueles homens e mulheres que viveram pela causa do Reino, que foram exemplo de amor, e que estão agora junto ao Pai intercedendo por...