Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

A Trindade Santa nos liga no amor


De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem crê nele não será julgado, mas quem não crê já está julgado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus. (Jo 3, 16-18)

Se a liturgia considera páscoa e pentecostes como as maiores festas, a solenidade de hoje fecha esse círculo. Quando falamos de Deus Trino, pensamos que é uma realidade muito difícil de entendermos, pois está longe de nossa compreensão e de nossa vida. Mas, pelo contrário, é a realidade que vivemos todos os dias. Só podemos pensar a Trindade lá se a vivemos aqui. Para a nossa inteligência,a primeira não é Trindade celeste e sim a que vivemos, pois se não a vivemos a cada dia é um grande desastre. Todos nós já fizemos alguma experiência de amor.

Saímos de nós mesmos, encontramos alguém e recriamos uma outra pessoa a partir desse amor.

Até aí já são duas pessoas. O outro volta-se para nós, nos devolvendo o amor. Quem sai é o Pai, quem encontramos é o Filho, e o que recebemos de volta é o Espírito. Aí está a Trindade. Só não a experimentamos quando não queremos ou não conseguimos sair de nós, quando nos fechamos em nós mesmos. Quando não somos capazes de amar a ninguém não haverá a Trindade, pois não haverá o outro, muito menos o amor. O que faz o amor acontecer não é gerar um filho fisicamente, mas o debruçar-se, o sair de si, o estender-se ao outro por amor.

Nós não conseguimos criar o outro, pois, para isso, somos impotentes. Mesmo as mães apenas pensam que despertam o amor em seus filhos. Deus, que é infinito, quando sai de si, entrega-se tão totalmente ao Filho, que o faz ser o amor em plenitude. Quando o Filho retorna o seu amor ao Pai, surge o Espírito Santo para ligar os dois pelo amor. Quem não é capaz de entender isso nunca experimentou o amor.

Todos nós somos capazes de sair de nós e criar alguém pelo amor.

Quando somos capazes de dar amor, estamos experimentando a Trindade em nossa vida. Somos como o Pai quando entregamos o nosso amor ao outro, e quando esse amor retorna a nós, fazemos a autêntica experiência do Espírito. A Trindade é capaz de romper o egoísmo e fazer com que os nossos amores sejam abertos. O verdadeiro amor nos une, não para que fiquemos fechados em nosso egoísmo. Quando Deus nos liga pelo amor é para que nos abramos. Com a volta do Espírito, o Pai e o Filho nos entregam o verdadeiro amor.

Se fôssemos capazes de vivenciar tal abertura de amor, as nossas cidades seriam luminosas, porque os cristãos seriam luminosidade e transparência por serem habitados pela Trindade, o mistério maior que vivenciamos a cada dia. Amém.

Pe. João Batista Libânio.

 


Artigos relacionados

Teologia

Seguidores de Jesus sim, mas qual Jesus?

Todos nós batizados, somos chamados de seguidores de Jesus, ou seja, cristãos. Uma denominação que apareceu já no início da Igreja, como se encontr...
Teologia

As Cinzas, símbolo de nossa pobreza!

Com a quarta feria de Cinzas começamos a Quaresma, tempo de Conversão. A conversão acontece através da oração, da penitência e o jejum faz parte, &...
Teologia

Sagrado Coração de Jesus: o divino que nos humaniza

Devoção pode nos ajudar a descobrir as possibilidades de nossos próprios corações. O Coração de Jesus revela a misericórdia de Deus que se expressa...
Teologia

Celebração do ano litúrgico

“Revela todo mistério de Cristo no decorrer do ano, desde a encarnação e nascimento até a ascensão, ao pentecostes, à expectativa da feliz esperanç...