Retiro vocacional no Alto Xingu

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Caríssimos leitores de Missionários Xaverianos, eis aqui o testemunho de dois jovens que vivenciaram uma experiência missionária vocacional no sul do Pará neste Agosto 2018.

<<Olá amigos dos Missionários xaverianos, meu nome é Diego Miranda. Nos dias 14 a 27 de Agosto, tive a oportunidade de conhecer a comunidade Xaveriana presente no Sul do Pará, cidades de Tucumã e São Félix do Xingu, na companhia de Padre Paolo Andreolli SX e do jovem Leonardo, que assim como eu estamos em processo de discernimento vocacional. Naqueles dias convivi com os padres que ali residem e ainda os acompanhei em suas atividades. Íamos as Missas nas comunidades da cidade e também as da zona rural, comunidades muitas das vezes distantes mais de 50 km da Matriz. No entanto essa distância era recompensada quando chegávamos a essas comunidades, pois aí víamos as famílias que ali frequentavam e a alegria deles ao ter a presença do padre e dessa vez também de dois jovens que o acompanhavam, eu e Leonardo. Nessas comunidades tivemos a oportunidade de nos apresentar e dar nosso testemunho para assim motivarmos a outros jovens a também se fazerem a pergunta: “Por que não?”.  Nesses dias também participamos de dois Retiros Vocacionais, um em Tucumã e outro em São Félix. Com a presença de aproximadamente 140 jovens nos dois Retiros. Com o tema: “No teu sim a esperança de muitos”, pudemos refletir sobre como Deus me chama para viver a minha felicidade. E nesses dias com as visitas as famílias, as comunidades, no retiro, com as conversas, com as amizades, percebi que essa experiência todos saíram ganhando, uma vez que eu consegui me animar na caminhada vocacional e cristã, e também consegui animar os jovens e as comunidades, mesmo que pouco, pela quantidade de dias, mas algo sei que deixei, pois percebo a presença de Cristo no próximo, no sorriso de cada um, e também posso ter sido esse Cristo mesmo sem perceber, pelas atitudes, pelo testemunho, por perceber ele presente em minha vida. Obrigado Senhor>>.

03 retiro sfx

<<Caríssimos leitores, depois do Diego agora sou eu, um jovem chamado Leonardo Vasconcelos que reside em Ananindeua. Tive a honra e o prazer de poder conhecer de perto o que os Padres Xaverianos fazem no Alto  Xingu: conhecer as comunidades, as paróquias, conhecer a juventude em si que é uma das forças que sustentam a fé cristã naquela região. Logo de cara você observa que existe uma diferença econômica entre as cidades, mas independentemente desse detalhe, é um povo super acolhedor, alegre que recebe em suas casas.

É interessante como Deus consegue pegar todas as pessoas, de todas as classes e transforma-la em uma só igreja, e que todas elas estão ali para fazer o trabalho que Jesus nos confiou, e que não há essa diferença de classe.

Tive o privilégio de poder participar do Retiro Espiritual Vocacional, promovido pelo Padre Paolo, junto com os xaverianos que trabalham naquelas paróquias, as irmãs escolares e a liderança juvenil da PJ, RCC, Crisma, JM; todo mundo unido para despertar a vocação pessoal, se conhecer um pouco mais, e assim descobrir melhor a própria vocação, seja ela sacerdotal, religiosa ou matrimonial.

Agradeço muito a oportunidade e peço orações, pois a caminhada não é fácil, o caminho é longo, mas é essa missão permanente que eu busco, ajudando as pessoas que precisam colaborando cada dia mais com os xaverianos na construção do reino de Deus >>.

Caríssimos leitores, rezem para que Deus chame muitos jovens do Brasil para se doarem para a missão na Família Xaveriana.

02 retiro tucuma

 

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018