Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Paróquia São Sebastião

Alguns desafios missionários na Amazônia


Os Missionários Xaverianos estão começando uma presença missionária na diocese de Alto Solimôes, (Amazonas). Atualmente estão atendendo a paróquia de São Sebastião em Atalaia do Norte, os padres Zezinho e Alberto, além do bispo diocesano dom Adolfo Zon que é xaveriano e do Pe Paolo Gallo, que moram na sede da diocese em Tabatinga (AM). A seguir o Pe Alberto nos conta os primeiros passos, experiências e desfaios missionários vividos nessa realidade.

Aqui na paróquia São Sebastião, em Atalaia do Norte (AM) tudo está caminhando e progredindo bem. Nos dias de 22 a 24 de marco, isto é sexta, sábado e domingo tivemos a escola bíblica do CEBI da diocese, com três assessores/as e a participação de umas 12 pessoas fieis em cada etapa. 

O tema foi de introdução aos evangelhos: a época de Jesus... os cursistas gostaram muito. Foi uma riqueza para esta paroquia de São Sebastião que tem muitos desafios.

Na próxima sexta-feira, sábado e domingo haverá o primeiro encontro da pastoral da caridade, pela CARITAS diocesana: é mais uma pastoral que surge, tão necessária especialmente aqui! Alberto

Um momento importante foi a caminhada em defesa da mulher, realizada dia 25 de março, com a participação, também de alguns homens: muita animação, lemas, palavras de ordem, faixas, cartazes, buzinas de motos acompanhando. 

Pela primeira vez houve também a passeata dos indígenas, na semana passada, se manifestando contra a municipalização da saúde, que só os prejudicaria, porque os municípios não fariam os devidos repasses.

A coisa principal, contudo, são os grupos de reflexão nos bairros, com vista ao surgimento futuro de CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). O povo das periferias quase não se vê na igreja e se sentem distantes: temos que descentralizar a nossa presença e ação evangelizadora.

O tema da Campanha da Fraternidade sobre as políticas públicas é bem aceito, com uma certa consciência das injustiças e da necessidade de engajamento pastoral.

Pe Alberto Panichella


Artigos relacionados

Paróquia São Sebastião

Corrente Solidária ajuda os povos indígenas do Vale do Javari

A Terra Indígena do Vale do Javari é a segunda maior reserva indígena do país que concentra os recursos naturais ainda intacta. A doação de R$ 11.6...
Paróquia São Sebastião

A Comunidade da Portelinha

A Portelinha é um alagado em Atalaia do Norte (AM), onde as casas são de tabuas e feitas em palafitas, mas existe muita fraternidade e alegria. Por...
Paróquia São Sebastião

Manifesto do Centro de Trabalho Indigenista

É com extrema indignação que o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), organização da sociedade civil que atua há mais de 20 anos na Terra Indígena V...
Paróquia São Sebastião

Festa de São Sebastião - Atalaia

Os festejos de São Sebastião em Atalaia foram com muita participação. No dia da solenidade paroquial de São Sebastião, 20 de janeiro, o bispo dioce...