EM DEFESA DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Como em vários lugares do mundo, em Atalaia do Norte (AM) houve vários casos de abusos sexuais, muitos não denunciados. Com tudo, alguns foram descobertos e comprovados.

O passado 17 de maio, foi um dia de manifestação e de passeata em defesa da Criança e Adolescente no município. O ato foi organizado pela secretaria de assistência social, a secretaria de educação, a rede de combate ao tráfico de crianças e adolescentes... Nós da igreja católica, também participamos.

O Evento começou cedo na praça da alimentação com umas duzentas pessoas. Teve as falas iniciais das autoridades e responsáveis dos vários segmentos da cidade. Eu falei em nome da Igreja Católica. As palavras foram contundentes, bem esclarecedoras dos crimes e da busca de prevenção e soluções ao problema. Houve palavras de ordem!

A seguir teve o café da manhã, apresentações de teatro e músicas em defesa da VIDA das crianças e adolescentes. Após a merenda houve brincadeiras para as crianças presentes, logo veio o almoço para todos.

 Às 17.00 hs iniciou-se, com acerca de 350 pessoas, a passeata pelas ruas da cidade, com palavras de ordem, de indignação e de denúncia. Porém, muitas pessoas ficaram observando à beira das ruas... contudo, o povo foi aumentando aos poucos, até voltarmos para a praça da alimentação e concluirmos com o sorteio de uma bicicleta para crianças.

No dia seguinte, sábado 18 de maio, a rede de combate ao tráfico organizou, junto com a nossa paróquia, o grafite na rua do muro da casa paroquial, com palavras, frases e símbolos repudiando à exploração sexual de crianças e adolescentes. No começo havia um grupo de indígenas da etnia Marubo, que capricharam, depois se uniram pessoas que passavam, crianças da catequese, educadoras, catequistas...

A parede de uns trinta metros, ficou repletas de cores, palavras, flores, símbolos de defesa da vida das crianças, que denunciam a injustiça e informam o povo e as famílias da gravidade dos crimes hediondos. O muro ficou muito bonito, desse jeito, encerramos as atividades, deixando na mureta mensagens em prol da vida, que permanecerão por muito tempo!

Pe Alberto Panichella, sx

atalaya6

atalaya7