Atalaia, em busca de novos caminhos!

Em Atalaia do Norte (AM) esperamos que os “novos caminhos da Igreja” caminhem para a interculturalidade e interreligiosidade necessárias para o testemunho do evangelho para uma ação solidaria e libertadora. Rezemos ao Senhor para que o sínodo tenha coragem da denúncia e das pressões populares para afastar a destruição e os destruidores deste Santuário Ecológico. Que o grande encontro aponte o que e como a Igreja amazônica deve fazer, a partir da escuta dos povos indígenas e tradicionais desta imensa região da Amazônia.  

 Realizamos com grande sucesso o segundo encontrão dos grupos de reflexão no dia 28 de setembro, a partir das 17:00 h. Participaram umas 110 pessoas, com a presença de dez indígenas Marubo e Canamari.  Teve uma acolhida muito alegre, com canto das CEBS, muita animação geral, pessoas do meio popular de todas as idades. Houve cantos do Zé Vicente, amazônicos, das CEBS... algumas pessoas deram testemunhos das graças recebidas de Deus pela oração de seu grupo. Outros contaram da adesão ao grupo após o primeiro encontro.

Em grupos fizemos oficinas sobre a situação da Amazônia. Na plenária apareceu o conhecimento que o povo tem, como sua ampla e objetiva análise. O grupo dos indígenas foi além: apontaram os responsáveis-irresponsáveis dos estragos, dos crimes ambientais e sociais, como a violência. Teve apresentação de três danças dos jovens indígenas com gestos e símbolos do hino do sínodo. Fizemos a leitura bíblica da Criação com o cântico das criaturas de são Francisco. Seguiu a partilha da comida que todos os grupos trouxeram, uma verdadeira janta, com a alegria de todos. Uma festa! 

Também fizemos o tríduo de São Francisco de Assis, no terreno onde irá se reunir a pequena comunidade que está surgindo. Dia 04 de outubro, teve a procissão de São Francisco, a missa e o arraial, com o bingão.   O processo é lento, mas a gente, com a graça de Deus vai caminhando! Rezo por todos e conto com a oração de todos. 

Pe. Alberto Panichella

atalaia1

atalaia2

atalia3

atalia4