MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO (3 vídeos)

Os Missionários Xaverianos para ajudar a refletir sobre o sentido deste evento preparam três vídeos que explicam de maneira breve, didática e simples este acontecimento. O Papa Francisco convocou para outubro de 2019, a celebração do mês missionário extraordinário. Ao se cumprirem os cem anos da Carta Apostólica Maximum Illud do papa Bento XV, quis dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho.

Por quê celebrar?

Porque a razão da missão é o anúncio e a caridade do Senhor Jesus, que são difundidos com a Vida e as Boas ações, para reavivar em todos os cristãos e no clero em particular, a consciência do dever missionário. Recordando o mandato “Ide pelo mundo inteiro e anunciar o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15). A Igreja é missionária por natureza, sua vocação e identidade é evangelizar. Por isso, devemos nos comprometer com todas as nossas energias. A atividade missionária é o paradigma de toda obra de evangelização.

O que é?

O mês missionário extraordinário é o caminho de uma conversão pastoral e missionária. O aprofundamento do estado permanente de missão. Não ter medo de realizar uma opção missionária capaz de transforma tudo. Sair dos confins das nações e testemunhar o amor de Deus por toda a humanidade. Superar a tentação da auto-referencialidade e o pessimismo pastoral. Enfim, abrir-se à novidade da alegria do Evangelho.

Qual é o objetivo?

A finalidade do mês extraordinário é manter viva a consciência missionária universal da Igreja. Levar a todos os corações o anúncio do Evangelho e a conversão da evangelização das nossas comunidades. Fazer crescer em cada um de nós, uma paixão verdadeira por Jesus e pelo povo. Os meios para vivenciar o mês extraordinário são a intensificação da oração, o anúncio do Evangelho, a reflexão missionária bíblica e teológica, as obras de caridade cristã, as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas.