Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

São Guido, um bispo com coração missionário


Nos alegramos o 05 de novembro ao celebrar a festa de São Guido María Conforti. O Pe. Rino Benzoni, que foi superior geral dos Missionários Xaverianos, após  a canonização de São Guido dizia “Se a raíz é santa o fruto é santo”.

Das leituras da liturgia própria se podem recolher três ideias:

1.- O horizonte da missão que olha para o mundo inteiro. Em São Guido, podemos olhar para o seu coração, ele olha para toda a humanidade, ele não se limita a Parma, ele é bispo de uma diocese e quer levar o Evangelho a todos, mas ele olha para a humanidade, em direção àquela montanha para a qual as pessoas virão de todos os lugares, lemos em seu coração o desejo de compartilhar o melhor que temos com a humanidade: Jesus Cristo e seu Evangelho. Em seu coração, a missão era muito clara, ele deseja apoiar prontamente seu chamado e se deixará guiar por Deus em confiança e abandono, para se deixar fazer por ele.

2.- A fraqueza e manifestação do poder do Espírito. São Guido, como São Paulo, parece fraco e amedrontado, e a manifestação e o poder do Espírito o invadem. Os missionários xaverianos são filhos de um pai que confiou e abandonou o Senhor, que olha para sua humanidade e ouve a vontade de Deus.

Em São Guido vemos que a confiança e abandono nascem desse encontro com o crucifixo, o que lhe diria muitas coisas, também sugeriu confiança e abandono que se tornarão duas características confortianas. São Guido é de caráter doce, mas determinado e não se inclina para apoiar o que vê como a vontade de Deus. Pe. Manfredi o define: "o homem de recomeçar", porque sua vida não era como ele a imaginara ou desejava; passará por becos sem saída, retornos, falhas e decepções; e, no entanto, São Guido chegou aonde estava dirigindo sua experiência inicial. Ele se vira para Jesus e de lá nasce de novo.

Ele se sente missionário e não pode participar de missões por razões alheias ao seu controle; será pai e professor de missionários. São Guido é um professor para nós, percebemos como sua fé foi conquistada através de uma profunda luta interior. Sua capacidade de lidar com falhas e transformá-las em oportunidades de crescimento é surpreendente. Sem dúvida, o poder do Espírito age e ele se torna o mestre da vida; Ele nos ensina e nos acompanha, sabendo que Cristo é o melhor dos treinadores e sempre nos leva a bom termo.

3.- O bispo com um coração missionário para toda a humanidade. "Ainda tenho outras ovelhas que não estão nesta dobra". Sim, em São  Guido, como dirá São João XXIII, encontramos o pastor com dois rebanhos, um missionário para sua diocese e outro para o mundo inteiro. Seu coração bate como o de Cristo, olha para toda a humanidade e nos faz olhar para o futuro.

A esse respeito, citamos algumas palavras referentes a ele e aos missionários xaverianos: “A noite desta humanidade em que vivemos nos dá uma possibilidade única de nos encontrarmos, como Santa Guido Maria Conforti, frente ao crucifixo. Foi diante do crucifixo que o Fundador ouviu e aprendeu muitas coisas; O crucifixo foi para ele "o livro" no qual, como muitos santos, ele aprendeu. E a partir dessa contemplação e diálogo todos nós nos tornamos crianças. Reconhecê-lo e "confortá-lo" nas infinitas situações em que ele sofre na humanidade será a inspiração de nossas ações. E, entre todas as suas dores, privilegiamos a ausência de Deus, para revelar a face da misericórdia do Pai” (XVII Capítulo Geral dos Missionários Xaverianos, n.34).

Pe Rolando Ruiz Duran, sx


Artigos relacionados

Artigos

Começou o 15° Intereclesial das CEBs

Começou na terça, dia 18 em Rondonópolis (MT) o 15° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), encontro que reune cerca 1,5 ...
Artigos

Etiópia: Pobreza e fome, consequências de um sistema econômico injusto e incompreensível

A pobreza na África é o resultado de uma economia global baseada na injustiça. A fome crônica parece um fenômeno completamente normal. "Ninguém pod...
Artigos

Ano do Laicato, os leigos missionários além-fronteiras

A Igreja no Brasil vai celebrar, no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”. O te...
Artigos

Entrevista com dom Claudio Hummes sobre o Sínodo para a Amazônia

“O modelo de desenvolvimento que está sendo aplicado na Amazônia pelos governos, pelas grandes empresas públicas e pelas iniciativas privadas é pre...