Nada foi em vão, tudo valeu a pena (Vídeo)

Eu me chamo Marcelo Ávila, sou brasileiro, nascido na cidade de Campos Altos (MG) e eu sou um missionário xaveriano. A história de minha vocação começou na minha adolescência, primeiramente no contexto familiar e depois através dos primeiros trabalhos na minha paróquia de origem.

Eu venho de uma família muito religiosa que me deu uma formação muito sólida dos principais valores humanos e cristãos. Por isso sempre fui muito engajado das causas sociais, sobretudo na promoção da dignidade da pessoa humana.

Encontrei os missionários xaverianos em um curso de formação missionária, me identifiquei muito com a frase que caracteriza a congregação: “fazer do mundo uma só família”; dentro desta frase nós temos o resumo do carisma xaveriano: a missão ad-gentes, o encontro com as culturas, a evangelização dos povos não cristãos e a fraternidade universal.

Encontrar os missionários xaverianos, foi ter encontrado as respostas mais profundas sobre a minha vocação e sobre a minha própria história de vida. O meu grande sonho como missionário é contribuir para a construção da paz no mundo, sobretudo assumindo a vida dos pobres, dos excluídos e de todas as pessoas que sofrem e dedicar toda minha vida ao serviço do Reino de Deus.

Atualmente estou no teologado internacional de Yaundé, capital dos Camarões. A mensagem que deixo aos jovens é de não ter medo de responder ao chamado de Deus. Ele é exigente, desafiante, às vezes temos algumas dificuldades, mas existe uma dimensão sagrada que me leva a repetir sempre, “nada foi em vão e tudo valeu a pena”. Sou muito feliz e realizado de ter respondido SIM.