Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

A vocação missionária sacerdotal


Neste mês vocacional é bom recordar, que toda vocação é para a missão, pressupõe um chamado e uma resposta. A missão não é um acréscimo ou extensão da vocação, mas um componente essencial quer seja ela leiga, religiosa ou sacerdotal. A missão faz parte da essência de toda e qualquer vocação.

Os ministros ordenados como diáconos, padres e bispos dedicam-se a tempo completo à serviço da missão para a construção do Reino de Deus. A pessoa vocacionada ao ministério ordenado é chamada a colocar-se integralmente a serviço do Reino, quer dizer, a evangelização. O sacerdócio ministerial é essencialmente missionário. Entretanto, algumas vezes percebemos que o aspecto pastoral e administrativo obscurece a identidade genuinamente missionária do ministério ordenado.

Os chamados e chamadas à vida consagrada tem a vocação essencialmente missionária, uma vez que são testemunhas e anunciadores do Reino no meio das diversas realidades. De igual maneira os leigos e leigas são convocados a serem “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-16). Ou como afirma o Documento de Puebla: “Os cristãos leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, homens e mulheres do mundo no coração da Igreja” (n. 786).

Pelo Batismo todos são chamados e convocados para a missão. Mas cada vocação específica - sacerdócio, vida consagrada, leigos e leigas – têm formas próprias de participar da missão evangelizadora da Igreja.

O principal objetivo da missão é de promover a adesão a Jesus Cristo. Proclamar o Reino e motivar todos a se comprometerem com a justiça. A missão dos discípulos missionários se realiza em nome de Jesus Cristo ressuscitado.

Assumir a própria vocação é encontrar o lugar no mundo. É perceber que Deus nos conduz e quer contar conosco no projeto de amor para a humanidade. Continuamos, portanto, a ação de Jesus Cristo no hoje da nossa história quando assumimos, com fé e coragem, o chamado que Ele nos faz: “Ide, fazei discípulos” (Mt 28, 19).

Todo chamado e vocação nos coloca na dimensão missionária. Deus nos impulsiona ao serviço aos mais pobres e abandonados de nossos tempos para dar vida nova às pessoas, restabelecendo-as na dignidade de pessoa humana!


Artigos relacionados

Vocação

Encerramento do mês vocacional

No último final de semana de agosto, o mês dedicado às vocações, os jovens da paróquia Bom Pastor organizaram uma vigília transmitida ao vivo, para...
Vocação

Por escutar uma voz que disse que faltava gente para semear…

“Aquilo que não estava nos meus planos, estava nos planos de Deus” (Edith Stein) Sou Xaveriano Giomar Henrique Clemente, residindo na Comunidade d...
Vocação

Cardeal You: ainda vale a pena ser padre, somos chamados a ser felizes

L’Osservatore Romano conversa com o prefeito do Dicastério para o Clero em vista do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no dom...
Vocação

Profissão Perpetua do Lucivaldo

É com grande alegria que comunicamos a Profissão Perpétua dos nossos irmãos xaverianos Lucivaldo De Sousa Costa, SX (brasileiro do Pará), Erasto Fe...