Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

A vocação do leigo e do catequista: ser sal e luz


O quarto domingo do mês celebramos a vocação do leigo e de maneira especial do catequista. Pelo batismo assumimos a vocação de ser cristãos, seguidores de Jesus Cristo e construtores do projeto do Reino.

O primeiro chamado que recebemos é à existência, a vocação para a vida. Cada vida é uma missão na história que é realizada pelas respostas constantes que vamos dando.

Pelo batismo recebemos o chamado de Deus para sermos cristãos, para ser discípulos missionários. A vocação comporta sempre uma missão que se realiza na especificidade do batismo servindo a Deus na comunidade eclesial com o cuidado pastoral e de evangelização, na sociedade com a solidariedade, a promoção do bem comum e a transformação das estruturas sociais injustas.

A vocação tem origem em Deus. Ele é quem toma a iniciativa e nos chama desde a sua gratuidade. Tanto a vocação quanto a missão nunca visam o bem pessoal do vocacionado, mas de todo o povo de Deus.

Ser leigo significa viver a vocação cristã na transformação da sociedade atual. É ser sal e luz no mundo. Portanto, as interrogações dos leigos têm que ser ouvidas pela Igreja, porque eles trazem o olhar íntegro da sociedade. Ouvi-los é ouvir a sociedade; inseri-los e formá-los na comunidade eclesial é preocupar-se com o futuro dela e também com transformação da sociedade civil.

Ao celebrar também o dia do catequista, destacamos que ser catequista é ser discípulo missionário que exerce a missão através do que é, e do que vive em comunidade.  Vai ao encontro dos catequizandos para transmitir a fé; visita e conhece a realidade das famílias, os insere na participação viva e ativa dos sacramentos.

Ser catequista é cuidar da formação e da vida espiritual. É ter um contato direto com a fonte da vida que é a Eucaristia com a prática da oração e a escuta da Palavra da vida. Viver a espiritualidade batismal, que é espiritualidade de comunhão com Deus e de amor pelos irmãos. Ser catequista é um chamado a contribui para a santificação do mundo, como fermento na massa (LG31).

O Catequista é o chamado de Deus para lhe servir como leigo tecendo o Reino na sociedade. Porém, para viver melhor esta vocação o catequista deve viver em constante formação e atualização. Ele conhece a vida dos catequisandos e os visita, participa da vida da comunidade e da eucaristia semanalmente, sendo referência de vida Cristã.

Como batizado, como vivemos nosso compromisso de discípulos missionários? Qual é minha missão como leigo e catequsita na comunidade eclesial?

Rafael Lopez Villasenor


Artigos relacionados

Vocação

Retiro vocacional

Os Missionários Xaverianos estão convidando você jovem, acima de 15 anos, que deseja conhecer os Missionários Xaverianos, a um retiro Vocacional, p...
Vocação

Três, dois, um... Feliz ano 2020!

Alegria e entusiasmo é o que temos no coração ao começarmos o novo ano de ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E VOCACIONAL no norte do Brasil.  Nestes di...
Vocação

Vocação Missionária do Pe. Elvis

Meu nome é NDIHOKUBWAYO Elvis, padre missionário xaveriano, natural de Burundi, um país da África. Trabalho há dois anos no Brasil servindo o povo ...
Vocação

O missionário embaixador da esperança

Quando fazemos uma análise de conjuntura das grandes transformações que marcam o contexto em que vivemos, não é difícil de perceber uma grande inve...