Mês Vocacional na Paróquia N. S. de Fátima

Este ano a paróquia Nossa Senhora de Fátima de Londrina (PR) viveu um mês vocacional de agosto diferente. A equipe vocacional da paróquia preparou e concretizou diversas iniciativas que movimentaram todos os fiéis.

fatima2Seguindo as indicações do nosso Papa Francisco de sermos uma Igreja em saída, cada segunda-feira do mês a missa foi celebrada na casa de uma das comunidades da Paróquia. No dia 05 de agosto a missa foi na comunidade Santa Inês. Nesta celebração nós damos ênfase para a vocação sacerdotal, escutando o testemunho do padre Michel. No dia 12 de agosto a missa foi na comunidade Nossa Senhora de Fátima, tendo a família como centro da reflexão. No dia 19 de agosto a missa foi em uma casa da comunidade Santa Maria Goretti, onde tivemos em particular o testemunho da vocação religiosa na pessoa da irmã Fátima, que nos falou da sua vocação. No dia 26 de agosto a missa de encerramento do mês vocacional foi em uma casa da comunidade Mãe Admirável, onde tivemos o testemunho dos dois Diáconos da paroquia, que nos falaram sobre o serviço diaconal e sobre o chamado ao diaconato permanente. Essas missas foram muito bem participadas, e todos se sentiram como uma única família.

Tivemos no centro pastoral da paróquia, no dia 10 de agosto, com a participação das lideranças, pastorais, movimentos e integrantes do SAV (Serviço de Animação Vocacional) diocesano uma palestra sobre ¨Cultura Vocacional¨ com dois seminaristas da diocese de Apucarana, o Tiago e o Gabriel. Neste encontro nós podemos refletir que a Pastoral Vocacional deve estar presente em todos os movimentos da paroquia, e deve impulsionar a todos para descobrir e seguir as várias vocações que existem na Igreja.fatima3

Na semana nacional da Família, a Pastoral Familiar se empenhou muito para celebrar todos os dias com amor e alegria. Seguindo o tema deste ano ¨A família, como vai?¨, cada dia foi preparado uma benção especial, com a participação de varias famílias. O encerramento desta semana foi no dia 17 de agosto com o 3° Jantar Dançante, onde em um clima familiar, as pessoas puderam celebrar a família com um delicioso jantar e também dançando.

Dos dias 23 a 26 de agosto, tivemos o final de semana vocacional. Nos dias 23, 26 e 27 de agosto, no período de manhã e tarde, tivemos a visita aos enfermos das comunidades com o Padre Michel, os Ministros Extraordinários da Eucaristia, membros da Pastoral da Saúde, e fiéis. Foram visitadas 45 casas. Essa experiência foi muito especial tanto para quem fez, como também para quem recebeu as visitas. Foram momentos em que pudemos levar Jesus para quem esta mais precisando, passando por momentos de sofrimento, dor e tristeza. Realmente essa iniciativa movimentou as várias pessoas, e fez com que nós pudéssemos tocar com mão Jesus que leva a sua cruz até o Calvário.  Também no dia 23 de agosto, no período da noite, tivemos uma palestra do Padre Michel para os pais das crianças da catequese, pastoral familiar, e demais adultos sobre ¨As Enfermidades Espirituais na Família e Conselhos do Papa Francisco¨. Tivemos uma boa participação, onde juntos, refletimos sobre a situação dos problemas das famílias hoje e como podemos encontrar na Sagrada Família a solução para esses problemas.fatima1

O dia 24 de agosto foi dedicado às crianças, adolescentes e jovens. No período da manhã tivemos a animação da Pastoral Vocacional com todos os catequizandos e a Infância Missionária que escutaram o Padre Michel sobre a sua experiência missionaria no Japão. Tivemos cerca de 80 crianças no Plenário onde tiveram a oportunidade de sentir e experimentar uma cultura diferente da deles. No período da tarde tivemos a animação da Pastoral Vocacional para os coroinhas, adolescentes e jovens da paróquia. Padre Michel falou sobre a sua experiência missionaria com um fundo vocacional, mostrando a situação dos mártires japoneses, pessoas que deram as suas vidas pelo Evangelho no Japão.

 No domingo dia 25 tivemos em todas as celebrações as equipes litúrgicas que prepararam preces vocacionais e rezaram pelas diversas vocações.

Este mês vocacional teve o seu encerramento dia 26 de agosto, durante uma missa em uma casa. Agradecemos a todos que de uma forma ou outra colaboraram para a programação, participação e realização destas iniciativas. Agradecemos também a todas as comunidades por este maravilhoso mês vividos juntos. Que Nossa Senhora de Fátima possa interceder a Deus que mande novos missionários e missionárias dispostos a dar a própria vida pelo Reino de Deus.

Pe. Michel, missionário Xaveriano e Equipe Vocacional.