MISTÉRIO PASCAL NA LITURGIA

  • ELIZETE DA APARECIDA TOLEDO
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Celebrar dominicalmente o Mistério Pascal em comunidade nos ajuda a encontrar juntos Jesus Cristo.

Quando Jesus Cristo estava para celebrar com os discípulos a ceia pascal, na qual instituiu o sacrifício do seu Corpo e Sangue, mandou preparar um local (Lc 22, 12). A Igreja sempre entendeu que esta ordem lhe dizia respeito e, por isso, foi estabelecendo normas para a celebração da santíssima Eucaristia, no que se refere às disposiçõesda alma, aos lugares, aos ritos, aos textos. No rito romano para a celebração da Missa, constituem mais uma prova desta solicitude da Igreja, da sua fé e do seu amor inalterado para com o sublime mistério eucarístico, e da sua tradição contínua e coerente, não obstante a introdução de algumas inovações.

A Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro através da Pastoral Litúrgica proporcionará, de acordo com sua agenda formativa, encontros para estudo e aprofundamento da Liturgia cujo serviço é destinado ao povo de Deus, sendo assim iniciou neste dia 07 de abril de 2019 a Formação sobre Liturgia. Serão três encontros que serão oferecidos pela comunidade, cuja assessoria será pela Teóloga e membro do CNLB-Conselho de Leigos da Diocese de Guarapuava, Meriele Cristina Ferreira Haçul.

Segundo relatos dos participantes, conhecer mais e melhor o que celebramos, seja na missa ou na celebração da Palavra nos ajuda a  viver melhor a Eucaristia e amar mais Jesus e com isso ir ao encontro dos irmãos. Foi relatado também pela coordenadora da Pastoral Catequética Lucia Toledo que a partir do momento que conhecemos a liturgia com os ritos, sinais e símbolos, podemos também ajudar os catequisandos na participação eucaristíca com sentido espiritual e consciente para a ação realizada.