Nossa Missão no Brasil

Por uma igreja pobre, missionária e pascal

Comprometida com a libertação do homem todo e de todos os homens
(Documento de Medellín, Juventude, 15a)

A comunidade de filosofia está completa

  • Diego Costa Azevedo

 Comunidade de Filosofia 

Voltando das férias, tempo dedicado à família, rever os amigos e estar presente na comunidade, e tantas outras coisas boas que as férias proporciona para quem fica num determinado tempo longe de casa, torna-se indispensável este tempo na cidade natal, junto a família.  

É chegado o tempo de retornar a comunidade de filosfia para mais um ano de caminhada e discernimento, também a comuniodade acolhe fraternalmente a pessoa de Yuri Ataide que adentra a esta casa de formação. Sim a comunidade está formada. 

 A comunidade de filosofia está composta por quatro jovens de diferentes estados, é uma diversidade de cultura que enriquecem o dia a dia da comunidade. Também, pode-se perceber e conviver com mais duas culturas diferentes que como já mencionado, enriquece a comunidade.  

Sendo assim, a comunidade é formada pelos estudantes: Diego Costa Azevedo, natural de Abaetetuba interior do estado do Pará; Enzo Bonazzi, natural de Piracicaba interior de São Paulo; Lucas De Oliveira, natural de Laranjeiras do Sul sudoeste do Paraná; e por fim, Yuri Ataide, natural de Belém do estado do Pará.  E por fim, Pe. Felipe Garcia (Mexicano) como Reitor. e Pe. Natálio (Italiano) como ecônomo da comunidade.

Importante enfatizar as etapas em que cada estudante está na formação que é a Filosofia. Enzo e Yuri ingressaram no 1° ano do curso de filosofia, (PUCPR) e, Diego e Lucas no 3° ano de filosofia, (FAVI) reta final do curso. Esta etapa da formação é dedicada ao estudo, não esquecendo que dentro da comunidade de filosofia se vive, a oração, o trabalho, a vivência pastoral nas comunidades, e sobretudo a vida comunitária.

Admissão do estudante Juliano Chaves no Noviciado

  • Diego Costa Azevedo

Momento que aconteceu dia 23 de junho na comunidade do noviciado na cidade de Salamanca no México, juntamente com mais dois jovens, o qual é feita a comunidade.  Juliano então adentra a essa nova etapa formativa, a qual irá fazer uma caminhada de discernimento e estudos sobre a espiritualidade deixada pelo fundador dos missionários Xaverianos São Guido Maria Conforti, tendo presente os estudos sobre os primeiros votos e vida religiosa.

Continue lendo

Amigos do Seminário – Julho 2018

  • Enzo Bonazzi

Como de costume na primeira quinta feira do mês, 05, recebemos em nossa comunidade os Amigos do Seminário, no qual desfrutamos de um momento de espiritualidade “Oração da Terra” e de um momento de confraternização, para que assim encerrássemos juntos este primeiro semestre de maneira alegre e fraterna.

Continue lendo

Amigos dos Xaverianos - 07 de Junho de 2018

  • Diego Costa Azevedo

No dia 07 de maio aconteceu o encontro com o grupo dos amigos do seminário, no qual desfrutamos de momentos de acolhida, oração e confraternização, este encontro acontece sempre na primeira quinta-feira do mês. 

Continue lendo

Encontro Vocacional

  • Enzo Bonazzi

Caminho, direção, escolha e discernimento. Palavras que ressoam no caração de adolescentes e jovens que buscam a vida religiosa consagrada sacerdotal. Discernimento na escolha de trilhar um caminho que leve a realização da vocação cuja a direção é Cristo.

Com o anseio de clarear e mostrar um sentido a tal questão, a Comunidade de Filosofia de Curitiba dos Missionários Xaverianos do Brasil Sul realizou entre os dias 31 de maio e 03 de junho um Encontro Vocacional, com o tema "Quem não vive para servir, não serve para viver" (Papa Francisco).

Continue lendo