VOCÊ É DO TAMANHO DO SEUS SONHOS

  • Crispin Luhinzo Mugalihya
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

(cf.  César Souza, Você é do tamanho do seus sonhos, prefácio de Ozires Silva, Edição definitiva- Best. Busness, Rio de Janeiro, 2016, 175p)

 “O sonho é a verdade que está dentro de nós” (p.78) Criar sonho é alimentar a verdade que nos move. É   criar mecanismos para chegar a vida exemplar, vida de honra. É convergir o pensar à vida concreta”. No entanto não vale a pena cultivar sonhos irrealistas, isto é, não apostar somente na sorte, ganhar na loteria, achar as coisas com facilidade. O sonho verdadeiro nos afasta de toda superficialidade e de todas paixões e ambições falsas, de toda mesquinhez, de toda tendência desordenada e doentia como por exemplo querer ser igual uma celebridade; o consumismo exacerbada, a inclinação a luxúria, ao mundanismo. “Não adianta ser uma estrela no trabalho e uma lua minguante em casa!” (p.80)

Sonhamos alto quando aspiramos e lutamos pela dignidade da vida e pelos valores inerentes; quando nossa energia física e espiritual estão orientadas a buscar a vida melhor por nós mesmos e pelos os outros. Ao contrário, a mediocridade se desenha com a incapacidade de sonhar alto. No dinamismo de sonhar alto é imprescindível transformar o sonho pessoal em sonho comunitário. “Sonho é um projeto pessoal mas ninguém consegue o realizar sozinho. Sonho que se sonha sozinho fica um sonho. Mas o sonho que se sonha junto se transforma em realidade” (p. 44). Por exemplo, se o sonho de São Guido fosse um sonho pessoal, não serviria por nada. A partir de momento que se tornou o sonho do grupo, foi para longe. Então, entramos na dinâmicas de sonhadores realísticos.