Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss


FASCÍNIO PELA MISSÃO: BENDITOS OS CAMINHOS DE DEUS COM SÃO GUIDO MARIA CONFORTI

                                      Por: Maria Geci Freitas Margalho - Leiga Missionária Xaveriana – Abaetetuba\Pa.\2020

Deus Nosso Pai, confiou a missão salvadora ao Nosso Senhor Jesus Cristo, que fascinou seus apóstolos e seguidores, entre estes, São Francisco Xavier que por sua vez, fascinou a muitos e continua... Fascinou a São Guido Maria Conforti que por sua vez fascinou-nos, fez-nos conhecer o caminho pessoal de sua vida que o levou à santidade, aos benditos caminhos de Deus!

Seu lema episcopal: “Cristo em tudo e em todos’’ (“In omnibus Christi”) e o lema missionário: “o Amor de Cristo nos impele” (“Caritas Christi urget nos”), resume a sua grandiosa espiritualidade e o compromisso missionário.

Tive o privilégio de estar nesse grande momento, celebrado em plena praça de São Pedro em Roma, no dia 23 de outubro de 2011 na Canonização de Dom Guido Maria Conforti, no qual foi apresentado pelo Papa Bento XVI, como aquele que viveu uma vida em Cristo. Momento que percebi que um cristão pode sim, ser santo, independente de um ritual em público, mas, pela capacidade humana que é nos dada por Deus. Sinto-me, a partir de então, com a incumbência de em todas as oportunidades que surgirem, mencionar este fato que nos faz melhor compreender a ação de Deus presente em nossa vida e na vida de Guido Maria desde os oito anos de idade e pode também ser de grande utilidade para todos os cristãos em particular as crianças, os  adolescentes e jovens que iniciam o seu caminho de fé e também, como fez para mim, tornar-me uma Leiga missionária Xaveriana assim como para outros irmãos e irmãs que se inspiram e motivam-se na espiritualidade e carisma de São Guido Maria Conforti. Eis o que nos chama atenção!

Como perceber essas características de um homem santo? Vejamos em suas palavras: “Nos pensamentos e nos afetos do coração, no falar e no operar, no cumprimento dos deveres domésticos e civis sem excluir os deveres religiosos. Ele em tudo se nos oferece como modelo... Sim, filhos diletíssimos, em tudo devemos mirar a Cristo e procurar agrada-lhe, porque ele é o princípio e a origem de todo nosso bem, seja na ordem da natureza que da graça... ter sempre diante dos olhos a Jesus Cristo, modelo incomparável de santidade para todos, mas especialmente para o homem apostólico, e a conformar nele os pensamentos, os afetos, as obras, de modo que neles se manifeste Jesus Cristo,  como deseja o Apóstolo... Jesus desceu do céu à terra para nos ensinar como devemos viver para agradar a Deus, para nos manter à altura da nossa dignidade, quis ser modelo de todas as idades, de todas as condições e de todas as posições humanas.” (Canonização, Roma, 23 de Outubro de 2011).   

       Percebe-se neste modelo de cristão, exemplo do testemunho do Ser verdadeiro cristão: São Guido Maria Conforti, a sua história, agora se confunde a de São Francisco, de Santa Teresa de Lisieux, a de Maria. Pela sua Fé, professa o seu grande amor ao Senhor Jesus, à sua Palavra e ao seu sacrifício por nós na Cruz.

      O que percebia em Maria: “Obra da Divina Onipotência, escolhida desde a eternidade a ser a obra prima e reflexo de Deus, a mais perfeita cópia e imagem de Cristo. É Mãe de Deus e Mãe nossa, nova Eva, arca da aliança poderosa advogada porque é Mãe e Rainha. É orientada ao Filho e pelo Filho à Humanidade. A verdadeira devoção está na sua imitação... síntese compêndio da vida admirável de Maria, a Mãe, ...ela foi a mais perfeita das criaturas, percorreu um e outro caminho, conjugou ao mesmo tempo a contemplação mais sublime e a atividade mais intensa. ...Assim deve ser a vida do Apóstolo de Cristo. Uma vida de intenso trabalho e de estrita união com Deus.” (Canonização, Roma, 23 de Outubro de 2011).   

      Em que contribuem a ele, São Francisco e Santa Teresa de Lisiuex: os dois dão exemplo de dois tipos de vida missionária: “a vida contemplativa e a vida ativa”. São Francisco é o exemplo de cristão que se fez transformar pela Palavra de Deus, une-se a Cristo pela contemplação pela oração, pela caridade e obediência: “que adianta ao homem, ganhar o mundo inteiro se perder sua alma?” (Mt 16;26). E dizia são Guido: “Enquanto se preocupava continuamente com a salvação das almas, nada perdia de sua união com Deus. No meio das mais difíceis e diferentes fadigas encontrava o tempo para alimentar seu espírito. Aliás, destas atingia continuamente a força e a energia para sempre novas fadigas em favor dos irmãos, e para sempre novas ascensões na perfeição cristã”.

     Através da contemplação Santa Tereza dá exemplo de grande missionária: “Não podendo ser missionária de ação, quero ser missionária de amor e penitência.” Para São Guido: “Tereza não é um apóstolo, porém poucos apóstolos talvez procurem como ela a glória de Deus. Não é uma palavra ardente que leva Deus para as almas. O exemplo, a oração, a penitencia, eis os ministros de seu zelo, eis o apostolado, eis as suas glorificações simples e sublimes. ...Oferece a Deus suas dores, seus sacrifícios, suas penitências para obter a fecundidade do apostolado daqueles que nas fronteiras do Reino de Deus trabalham para a dilatação do Evangelho.” 

      E São Guido torna-se também esse modelo de cristão, um modelo de motivação à santidade para todos. Como missionário é modelo único e torna-se ao mesmo tempo: Bispo em Parma e fundador dos Missionários Xaverianos que se doam para evangelizar o mundo todo. Sendo o Pastor de dois rebanhos, amando a todos com o coração de pai – seus filhos prediletos – eram os que não estavam presentes para escutá-lo... os que não conheciam a Jesus ou que Dele haviam se afastado: para os ricos e para os pobres, para os justos e pecadores, para os doentes e aqueles que sofrem, que choram, para quantos, sem distinção, pertencem neste rebanho de Cristo eu devo sentir afeto de pai, aliás, para usar a feliz frase do Apóstolo, entranhas de mãe que aperta seu filho ao seio.”

 São inúmeras as suas realizações de Pai e de grande Pastor: “Zelou especialmente pela pureza da doutrina cristã, promoveu a instrução religiosa do seu povo. Era o ponto principal de seu compromisso pastoral. Instituiu escolas de Doutrina Cristã em todas as Paróquias e preparou catequistas com apropriados cursos de cultura religiosa e de pedagogia do ensino, promoveu a Semana Catequética. Fez visitas pastorais nos mais longínquos lugares. Realizou dois sínodos diocesanos. Instituiu e promoveu a Ação Católica, especialmente a juvenil. Curou de modo singular a formação do Clero nos Seminários, defendeu a disciplina eclesiástica, reconduziu a união das almas e dos corações divididos, trabalhou para reconduzir os errantes ao rebanho de Cristo. Exerceu seu zelo pastoral para todas as categorias de pessoas e todas as instituições. Nada lhe passava despercebido do que dizia respeito à vida religiosa do seu rebanho: a reforma e a construção de igrejas, a cultura e a piedade do Clero, as associações católicas, a boa imprensa, as missões populares, os Congressos Eucarísticos, os Congresso Marianos, os encontros de Ação Católica e de formação religiosa”. (Canonização, Roma, 23 de outubro de 2011).

O Papa Francisco destaca na exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “O Espírito Santo, que inspirou a Palavra, é quem ‘hoje ainda, como no início da Igreja, age em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por Ele, e põe na sua boca as palavras que ele sozinho não poderia encontrar” (EG 151b). Eis a luz que nos norteia e orienta para que possamos nos preparar bem, para tomarmos consciência que todos os batizados são sujeitos na Igreja e no mundo. O que temos para anunciar é Jesus Cristo e seu Reino. Este é o caminho que norteia a nossa razão de sermos cristãos de fato e de verdade. Também como seguidores e apaixonados por Jesus Cristo e agora de São Guido Maria Conforti, é nossa missão como sujeitos eclesiais sermos protagonistas na construção de uma nova sociedade, seguindo esse modelo de espiritualidade e carisma no realizar de suas atividades pastorais e no seguimento de Jesus Cristo.

“In te, Domine, speravi!” (Em ti, Senhor, confiei!) – São Guido é esta confiança, modelo de perseverança – nos convida a confiar em Deus, colocando-O como centro de nossa vida. E nos motiva a assumir o nosso compromisso cristão, cada um cumprindo a sua parte: “abrir vossa trama de caridade até os confins da terra”.

           O que me fascinou: justamente, o como atingir a unidade interior e os seus amores: “doçura e a harmonia, manso e forte, grande zelo e equilíbrio, bondade e firmeza, pobreza e nobreza, forte idealidade e grande concretização, realismo e otimismo, natureza e graça; suas grandes características... Sua vida é a prova que é possível haver uma colaboração, união, que permite ao homem se desenvolver em plenitude com todas as suas potencialidades.” aqui, deve ser um momento de oração, pedindo a Deus que também nos conceda essas grandes virtudes.

“OS TRÊS AMORES: a Palavra de Deus, o Crucificado e a Natureza. Seus livros de cabeceira, sua paixão”. (Pe. Alfiero Ceresoli, Canonização Guido Maria Conforti, 2011).

A PALAVRA DE DEUS: – para São Guido a Palavra de Deus é a história da Salvação, é a luz que ilumina as mentes, treina a prática da virtude, converte e purifica os corações.

O CRUCIFICADO: – o relacionamento íntimo – o olhar decisivo – o fascínio: O Crucifixo é o grande livro no qual se formam os santos e no qual também nós precisamos formar. Todos os ensinamentos contidos no Santo Evangelho estão resumidos no Crucifixo. Ele nos fala com uma eloquência que não tem igual, com a eloquência do sangue derramado. Ensina-nos a pureza, a humildade; a mansidão, o desapego de todas as coisas da terra, a adesão à divina vontade e, sobretudo, o amor a Deus e a caridade para os irmãos. ... e nos abençoados momentos da angústia e da dor, vos console o pensamento daquele Jesus Crucificado...”

A NATUREZA: – é o grande livro aberto. Na contemplação da natureza, Guido Maria Conforti penetrou no segredo do amor trinitário e compreendeu o que significa o homem para Deus. Entre a natureza e a graça de Deus é possível uma colaboração recíproca que permite ao homem se desenvolver em plenitude com todas as suas potencialidades com a mãe natureza.                                                  

           A definição de São Guido sobre o Sacramento da Comunhão: – Jesus no Sacramento, pelo qual somos sacerdotes e apóstolos, seja sempre o centro dos nossos pensamentos e dos nossos afetos. É junto ao santo Sacrário que nós devemos todos os dias avivar as nossas energias para sempre novas fadigas.” ... O tempo que gastaremos perante o Santíssimo Sacramento será o que mais ajudará na vida e nos consolará na hora da morte.

            O olhar profético na atualidade: – impressiona o olhar profético de São Guido – sobre a necessidade de uma renovação eclesial, para responder sempre com as novas tarefas da missão no mundo “Igreja em saída” (Papa Francisco); as questões morais, sociais mundial.  Suas ideias estão atualíssimas.

            São Guido nesse caminhar, nos ensina que o importante é doar-se, largar-se livremente a essa graça com generosidade; misericórdia que exige humildade, vigor, disponibilidade e ânimo. Produz em nós grande paz, que provém da certeza da unidade e da comunhão com Jesus Cristo. Jesus é a videira que faz com que os frutos da nossa existência sejam abundantes e verdadeiros. São Guido Maria Conforti é exemplo dessa grande colheita de frutos bons, abundantes e verdadeiros, pois fez de sua existência um compromisso de amor misericordioso, doando-se com generosidade para a missão, e, tal qual a seiva que corre no tronco das árvores e fortalece os ramos.  "Assim se ama”! Assim se consegue a riqueza espiritual, assim se faz o caminho para a santidade! Tudo que fizermos para resgatarmos uma pessoa e levá-la a descobrir sua vocação de filho de Deus sempre será pouco. Por isso, o ardor missionário não conhece limites. A maior ajuda que podemos dar a uma pessoa é ajudá-la a fazer o encontro com Jesus Cristo. Ser um devoto, ou simplesmente se tornar um missionário ou missionária, seguindo o carisma e a espiritualidade de São Guido Maria Conforti é aceitar o convite a amar gratuitamente desta mesma forma. O que nos impele a sair de nós mesmos para ir em missão, a sair do nosso egoísmo, nos conduz à compaixão, à indignação diante do mal que assola o mundo e a lutar para a transformação necessária.

                   E..., como São Guido: “Fazer do Mundo uma só Família”!

 São Guido Maria Conforti, Guiai-nos e protegei-nos! Rogai por todos nós!

***********************

          Relatamos aqui os nomes de Pessoas, abaetetubenses, que motivaram suas esperanças e receberam as graças de Deus pela intercessão de São Guido:

- Rosilete do Parto Pereira Rodrigues. 38anos – Rio Arapapu. Registrou que recebeu uma graça (que não mencionou) ao rezar e fazendo um pedindo de ajuda a São Guido; compareceu no Oratório para agradecer e pagar a promessa feita.

- Maria de Fátima Almeida Mendes – 60 anos – Rua Barão do Rio Branco; 217 – Algodoal – relatou que conseguiu a cura de um nódulo na garganta da sobrinha de 10 anos.

- Max Hamilton da Silva Ribeiro - 48 anos – Trav. Manoel Pedro Ferreira; Passagem Nova; 365. Relatou que estava desempregado e conseguiu emprego.

- Maria Aldenoura Lagos Rodrigues – 36 anos – Trav. Manoel Pedro Ferreira; 2309 – conseguiu a graça para sua filha Ana Beatriz Rodrigues Meneses – 10 anos. Relatou que no dia da Primeira Comunhão de Ana Beatriz foi internada em estado de saúde grave: rezou a São Guido e conseguiu a cura.

- Rosivane de Sousa Macedo – 38 anos, Trav. Manoel Pedro Ferreira, s\n. relatou que através de orações pediu a cura para a amiga que estava hospitalizada em trabalho de parto e desenganada pelos médicos a respeito do seu bebê, dizendo que iria morrer. A criança nasceu saudável.

- Houve outro comparecimento de um homem que pagou a promessa doando ventiladores para o Oratório, mas não se identificou.


Artigos relacionados

Leigos

COMIRE SUL 2 REALIZA ASSEMBLEIA

A Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Sul 2 reuniu cerca de 60 pesso...
Leigos

Nas pegadas da espiritualidade confortiana

A Carta Testamento de São Guido Maria Conforti (1921), dirigida aos Missionários Xaverianos daque...
Leigos

O Dia Internacional da Mulher. – 08 de março

O Dia Internacional da Mulher. – 08 de março A data destaca a importância da mulher na sociedad...
Leigos

Assembleia Geral Eletiva das Leigas e Leigos Xaverianos - Brasil Sul.

No dia 20 de abril de 2024, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Conjunto Residencial Prestes...