Os Crucificados da História

O teólogo jesuíta Ignacio Ellacuria, mártir de El Salvador, afirmava que é bom falar de "Deus crucificado", mas também do "povo crucificado", este "povo crucificado", que é uma realidade global do terceiro mundo. O documento de Puebla, nesta mesma linha descreve os rostos sofridos na América Latina, que nos levam a reconhecer as feições sofredoras de Cristo, o Senhor que nos questiona e interpela (Cf. Puebla, 32-39).

Continue lendo

Quaresma, caminho para a Páscoa

Todos os anos, no tempo da Quaresma, fazemos o caminho para a Páscoa da Ressurreição, motivados pela mensagem e unidos aos sentimentos de Jesus Cristo, cultivando a oração, o amor e a solidariedade com os irmãos. A quaresma inicia com a quarta feira de cinzas e se prolonga até a missa da Ceia do Senhor, quando começa o Tríduo Pascal. É um tempo de graça e bênção, de escuta da Palavra de Deus, de conversão e mudança de vida, tempo de retomar o caminho do Evangelho, de voltar ao primeiro amor, de renovar a opção assumida no batismo.

Continue lendo

Fraternidade e Políticas Públicas

  • Rafael Lopez Villasenor
  • Teologia

CF 2019 - Tema: Fraternidade e Políticas Públicas. Lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is1,27). 

OBJETIVO: Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

Continue lendo

Jon Sobrino: o princípio-misericórdia e a Igreja dos pobres

  • Leoni Alves Garcia
  • Teologia

No dia 3 de dezembro na Universidad Centro-americana José Simeón Canãs (UCA) de San Salvador (El Salvador) celebrou-se os 80 anos do teólogo Jon Sobrino, nascido em 27 de dezembro de 1938. É um evento que, como o de nosso colega e amigo Leonardo Boff, da mesma idade, que recebeu homenagem em 28 de novembro no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, devemos comemorar aqueles que percorrem com eles o longo caminho da Teologia da Libertação, não isento de perseguições, censuras e condenações.

Continue lendo

Advento, preparação ao Natal

A palavra Advento vem do latim “Adventus” que significa chegada. Este tempo é começo do Ano litúrgico, que nos prepara para o grande acontecimento do Natal durante quantro domingos. Em outras palavras, é o tempo de preparação e de alegria, de expectativa, onde os cristãos, esperamos o Nascimento de Jesus Cristo, como tempo de arrependimento, de fraternidade e de Paz. No calendário litúrgico este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

Continue lendo