Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Dom Cláudio apresenta o projeto do Documento Final


Teve início a terceira e última semana do Sínodo para a Amazônia no Vaticano. Na décima quarta congregação geral, realizada na manhã da segunda feira, 21 de outubro, o cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo/SP e presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica/REPAM, apresentou, na Sala Sinodal, o projeto do Documento Final do Sínodo. O texto reúne os frutos dos pronunciamentos apresentados durante os trabalhos das duas últimas semanas e também dos pequenos grupos.

pacato00Ao longo da semana o texto irá passar por novas redações, sendo revisado nos círculos menores. A equipe de peritos e de redação do material, depois de terça-feira, quando encerram as atividades dos pequenos grupos, estará encarregada de finalizar o Documento juntamente com o relator geral e os secretários especiais.

Padre Justino Rezende, único padre indígena no Sínodo, é um dos peritos da assembleia. Segundo ele, essa semana é muito importante na caminhada sinodal e a construção do documento final passa pelo carinho e pela paciência.

“Muitas vezes nossa tendência natural humana é que apareçam nossos pensamentos, sugestões e, às vezes, isso dá uma certa tristeza, um certo desânimo, não é à toa que falam que esses textos são textos que passam pelo martírio, para surgir outro documento. Por isso que eu acredito que o Espírito Santo age também nesse morrer do nosso querer particular para que possamos, iluminados pela sabedoria de Deus, fazer nascer aquilo que é bom para a humanidade”, analisa.

pacto0Segundo padre Justino, os trabalhos desta semana serão de análise dos acréscimos, ajustes ou retirada de trechos repetitivos do texto, o que exigir dos auditores e peritos a colaboração aos bispos. Daí surge, segundo o padre salesiano, o “filho do Sínodo que vai nascer”: “espero que seja um filho bonito que vai trazer alegria e esperanças para muitas pessoas que moram na Amazônia e para as que não moram e torcem pelos povos”.

O que se sabe até o momento, é que o texto conta com importante fundamentação bíblica, o que poderá ajudar numa “acolhida muito melhor” dos próximos resultados. Até o momento, fica a expectativa para o avanço em relação às mulheres: do elogio ao serviço desempenhado pelas para a promoção da participação ministerial.

Na sexta-feira, haverá uma nova versão para leitura em aula sinodal e a aprovação de cada parágrafo será no sábado. Domingo será a celebração de encerramento.

Fonte: REPAM


Artigos relacionados

Novidades

Vinte e nove missionários assassinados em 2019

Registra-se uma espécie de “globalização da violência”: enquanto no passado os missionários assas...
Novidades

Ano Jubilar: Religiosos celebram os 50 Anos da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano

Na manhã do dia 04 de maio, segunda-feira, foi realizado na Igreja São Caetano, em Nova Era/MG, a...
Novidades

A viagem do Papa à Hungria

A Missa com 50 mil fiéis em Kossuth Lajos, em Budapeste, e a oração do Regina Coeli com forte ape...
Novidades

Mensagem do papa para a Campanha da Fraternidade

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta Quarta-feira de Cinzas, 2 de març...