A água que jorra: fonte de Vida

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

A graça de Deus sempre é abundante para aqueles que acreditam e nele esperam.

Tempo atrás, a Igreja do Paraná se moveu através da Infância e Adolescência Missionária (IAM), num belo trabalho Missionário de conscientização e arrecadação de fundos para a perfuração de um poço artesiano aqui na Missão Católica Beato Paulo VI na Comunidade de Quebo, Diocese de Bafatá, no país Guiné Bissau, na África. Além da Infância e Adolescência Missionária, outros benfeitores do Paraná colaboraram para que esta ação fosse concretizada.

Em Guiné Bissau, a cada ano é comum não chover durante oito meses seguidos. Também agora, as últimas chuvas caíram em novembro de 2014 e a previsão é que só voltará a chover em junho de 2015. Estamos no início de maio e nesses meses de calor intenso (às vezes mais de 40 graus), todos os poços cavados já secaram. O povo todo e especialmente as crianças sofrem muito pela falta de água.

Nós da Missão Católica, graças ao dinheiro que foi arrecadado no Paraná, pudemos pagar uma empresa para perfurar o poço artesiano. Contratamos a empresa, que veio com um caminhão. Começamos a perfurar o poço e levamos um susto: o subsolo apresentou uma camada de minerais que contêm ferro e a água que saiu, além de pouca é suja, e, por isso, não serve para os animais e nem sequer para a horta.

Então nos unimos em oração pedindo a Deus a graça da água. Naqueles dias, o Bispo da Diocese, Dom Pedro Zilli e o Pe. Sebastiano Sanna, Secretário do Núncio Apostólico vieram nos visitar. Falamos a eles do problema que tivemos com o poço. E junto deles saímos caminhando pelo terreno, entre os pés de caju, tentando entender onde Deus havia preparado para nós um veio de água para perfurar o segundo poço. Sim, tínhamos certeza que Deus nos levaria ao lugar exato. E assim aconteceu.

Com 36 metros de profundidade, o segundo poço deu água boa e em grande quantidade para a região (2.500 litros / hora). Essa água é suficiente para a Missão e também para partilhar com os vizinhos. Compraremos os painéis para captar energia solar e em seguida, instalaremos uma bomba elétrica.

Além da água boa, Deus tocou o coração do engenheiro e da empresa e eles decidiram não cobrar a perfuração do primeiro poço. Eles se dedicaram com afinco, pois queriam que a Missão tivesse água. Somos gratos a eles por este geste tão grande e bonito, que mais do que receber por um serviço prestado, se envolvem com a obra de Deus.

Então, sentimos em nosso coração quanto Deus é generoso e providente. Agora temos dois poços com água para a Missão e também para as famílias vizinhas. Deus obrigado! A todas as crianças e adolescentes do Paraná (IAM) nosso carinhoso e fraterno muito obrigado! Deus os abençoe.

Enfim, queremos noticiar que a construção da casa dos missionários está bem adiantada. As paredes foram levantadas até a altura para receber a laje e, depois, a estrutura do telhado que chegarão no container. Duas fossas sépticas também já estão prontas.

salete2 E na evangelização acontecem três fatos importantes

1º A visita dos missionários nas casas das famílias, com objetivo de conhecê-las, saber quem são e onde moram, e poder chamar as pessoas pelo nome. As visitas estão acontecendo sempre acompanhadas pelos animadores da comunidade.

2º A implantação do Conselho da Comunidade (CPC). Para eles isso é uma novidade, que acolheram com grande alegria.

3º A implantação do Plano Diocesano para a Pastoral do Dízimo. É pura graça de Deus poder testemunhar estes momentos vividos pelo povo desta comunidade.

Escrevemos isso para podermos partilhar da nossa alegria em ver tudo o que Deus faz todos os dias nesta terra de missão.

Também é surpreendente o que tem acontecido nas poucas semanas que estamos aqui: em cada celebração na comunidade vemos aumentar o número dos participantes. Em cada rosto vemos impresso a alegria de participar. As celebrações são cada vez mais vivas. Deus seja louvado!

Somos felizes e gratos a Deus por estar aqui; por receber o carinho e o amor das crianças, um amor gratuito e puro; pela manifestação plena de Deus.

Com a graça de Deus e as orações de todos estamos superando com serenidade todas as dificuldades que se apresentam, sabemos que a ressureição passa necessariamente pela Cruz.

Deus obrigado! Missionários Pedro, Salete e Benedito.

salete


Nesta foto: Os missionários Salete e Pedro.