Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

CONIC divulga nota de solidariedade aos trabalhadores sem-terra do Paraná


Fonte: POM - Diante da morte violenta de mais dois trabalhadores, desta vez no Acampamento Dom Tomas Balduíno, em Quedas do Iguaçu (PR) ocorridas no dia 7 de abril, em nota o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) afirma que, as vidas ceifadas, "não devem ser naturalizadas e nem resumidas a números da estatística sobre a violência no campo". Confira abaixo, a íntegra da carta.

Eis a nota de solidariedade aos trabalhador@sem-terra do Acampamento Dom Tomas Balduíno, de Quedas do Iguaçu (PR)

Foi com pesar que recebemos a notícia do crime que provocou a morte de Vilmar Bordim e de Leonir Bhorback, além de deixar feridas outras sete pessoas. Expressamos nossa solidariedade aos e às trabalhadores e trabalhadoras sem-terra de Quedas do Iguaçu. Que o amor consolador de Deus possa fortalecer aos acampados e às acampadas nesse contexto de insegurança e violência.

Infelizmente as mortes de Vilmar e de Leonir não são fatos isolados em nosso país. Essas mortes retratam a realidade do campo, caracterizada pela violência e pelo abuso de poder. Tudo em nome de um desenvolvimento agrário orientado pela lógica da financeirização da terra e dos demais recursos naturais.

O Brasil passa por momentos de tensão. Violência, intolerância, são recorrentes. As agressões e mortes decorrentes de conflitos agrários são inaceitáveis em um país como o Brasil. Nossas feridas sociais são profundas. Ainda não esquecemos Carajás e nem Corumbiara.

Acumular terra é pecado. Grilar terra é pecado. Utilizar a terra com o único objetivo de gerar lucro é pecado.

As mortes de Vilmar e Leonir não devem ser naturalizadas e nem resumidas a números da estatística sobre a violência no campo. Elas devem provocar, no mínimo, constrangimento na sociedade e também no Estado.

Que nação nós estamos construindo quando o Estado, que deveria zelar pelo bem comum, é instrumentalizado sempre em favor de uma mesma elite econômica que historicamente extrai as riquezas do país, ao invés de produzi-la? Não conseguimos nos libertar dos patrimonialismos, dos colonialismos, do tronco e da chibata.

Quedas do Iguaçu nos coloca a pergunta pela função dos profissionais da segurança pública. Estes devem zelar por todos os cidadãos e cidadãs. Não cabe a mobilização da polícia militar para defender propriedades cujos direitos são ilícitos, já que a grilagem de terra é juridicamente ilegal. Da mesma forma, a polícia, não pode violar a lei no exercício da sua função. Não há lei que dê sustentação para o assassinato deliberado, uma vez que, segundo relatos, os camponeses teriam sido assassinados pelas costas.

nota conic3Por isso, pedimos a investigação imparcial dessas mortes, a proteção das famílias acampadas e a responsabilização dos mandantes e executores do crime.

Que as terras onde os assassinatos ocorreram sejam destinadas para a Reforma Agrária.

A fé mantém a esperança de que um dia será garantido ao povo o direito de viver em regiões pacíficas, em moradas seguras, em lugares tranquilos de paz e repouso!

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

 


Artigos relacionados

Novidades

Parabéns ao CIMI pelos 50 anos

Em clima de celebração, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) deu início às atividades do Con...
Novidades

Dom Walmor: dar um basta aos sentimentos que contaminam o processo eleitoral

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNB...
Novidades

XVII Capítulo Geral dos Missionários Xaverianos

Com a morte no passado mês de dezembro, do pe. Luigi Menegzzo - Superior Geral dos Missionários X...
Novidades

"RETOMANDO Á CAMINHADA, CONTINUANDO O PROCESSO FORMATIVO- 2º SEMSTRE/2022"

“A PRESENÇA DA NOSSA CONGREGAÇÃO EXCLUSIVAMENTE MISSIONARIA NO BRASIL, SE JUSTIFICA SÓ SE O TRABA...