Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Os 30 anos da consagração episcopal do Papa Francisco


Em 27 de junho de 1992, na Catedral de Buenos Aires, o Papa Francisco recebeu sua ordenação episcopal.

Há 30 anos, dia 27 de junho de 1992, o Papa Francisco foi ordenado bispo auxiliar de Buenos Aires. A cerimônia foi realizada na Catedral da cidade e foi presidida pelo então arcebispo da capital argentina, Cardeal Antonio Quarracino, Arcebispo de Buenos Aires. Cinco anos mais tarde, foi nomeado pelo Papa João Paulo II coadjutor da Arquidiocese, em seguida arcebispo, cargo que ocupou até ser eleito Papa em 2013.

Segundo o livro biográfico “O jesuíta”, escrito pelos jornalistas Sergio Rubín e Francesca Ambrogetti, o Papa soube de sua nomeação episcopal a auxiliar em 13 de maio de 1992, dia de Nossa Senhora de Fátima, em um encontro com o núncio apostólico Dom Ubaldo Calabresi. Ainda segundo os autores do livro, ao ouvir a notícia da sua nomeação, o Papa disse que sua primeira reação foi de surpresa. “Fiquei bloqueado. Como já disse em outras ocasiões, como consequência de um golpe, bom ou ruim, sempre me bloqueio. E a minha primeira reação também é sempre ruim”. 

Enquanto que em 27 de maio de 1997, ao ser perguntado a respeito da sua nomeação como arcebispo coadjutor de Buenos Aires, Francisco disse que a sua reação foi “igual. Como era o vigário geral, quando o Cardeal Antonio Quarracino pediu a Roma um coadjutor, eu solicitei que não me enviassem a nenhuma diocese, mas queria continuar como bispo auxiliar responsável por um vicariato da região de Buenos Aires. ‘Eu sou portenho e fora de Buenos Aires não sei fazer nada’, expliquei”. E fiquei surpreso quando me disse: “ você é o novo bispo coadjutor de Buenos Aires”.

Para Francisco, “episcopado” é o nome de um serviço, não de uma honra, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: “Quem for o maior entre vós, seja como o menor. E aquele que mandar, como o que serve”. Em uma homilia de ordenação episcopal de 4 de outubro de 2019 disse: “As três proximidades do bispo: proximidade a Deus na oração — este é o seu primeiro trabalho — proximidade aos sacerdotes no Colégio presbiteral; e proximidade em relação ao povo. Não vos esqueçais que fostes tirados, escolhidos, do meio do rebanho. Não vos esqueçais das vossas raízes, daqueles que vos transmitiram a fé, daqueles que vos conferiram a vossa identidade. Não renegueis o povo de Deus".
Vatican News


Artigos relacionados

Novidades

Divulgado hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

A CNBB divulgou através da sua Comissão organizadora da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) ...
Novidades

Pe. Lucas Marandi, xaveriano em Piracicaba (SP)

Esta entrevista está na edição de outubro do jornal “EM FOCO” da Diocese de Piracicaba e é em oca...
Novidades

Religiosos de todo o país estão reunidos em Aparecida (SP) para seminário

O Santuário Nacional de Aparecida (SP), recebe 04 até 08 de maio, o Seminário Nacional da Vida Co...
Novidades

Primeira missa do pe Lucivaldo de Sousa Costa sx

Na manhã do domingo, dia 15 de agosto, solenidade da assunção de nossa senhora, o Neo-Sacerdote L...