Rede de missiólogos elabora Texto Base para congressos missionários

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

A Comissão Organizadora do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) acaba de enviar a todos os países do Continente o Texto Base (Instrumentum Laboris) em preparação para o evento a ser realizado em julho de 2018 na Bolívia.

Elaborado segundo o método Ver, Julgar e Agir, o documento, em espanhol, contém 120 páginas e está organizado em cinco eixos temáticos: o Evangelho, a Alegria, a Comunhão e Reconciliação, a Missão e o Profetismo. O conteúdo reúne reflexões de dois Simpósios de Missiologia realizados em Porto Rico (outubro de 2015) e no Uruguai (fevereiro de 2016), além de contribuições da Comissão Teológica do próprio Congresso. Este documento deve agora ser divulgado e estudado por meio de congressos missionários regionais e nacionais nos diversos países, no caminho de preparação para o CAM 5 que tem como tema: “América em Missão: o Evangelho é Alegria”.

Versão Pastoral Membros da Rede Latino-americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami) se reuniram, neste final de semana, dias 10 a 12, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), para pensar uma versão brasileira do documento. Participaram da reunião a irmã Inês Costalunga, o professor Memore Restori e os padres Maurício da Silva Jardim, Paulo Suess, Estêvão Raschietti, Sidnei Marco Dornelas, Jaime C. Patias e Rafael Lopez Villaseñor.

O grupo sugeriu a edição de uma versão Pastoral a partir do Texto Base que servirá de documento de estudo para preparar o 4º Congresso Missionário Nacional a ser realizado em Recife (PE), nos dias 6 a 9 de setembro de 2017.

Seguindo igualmente o método Ver, Julgar e Agir, o documento terá a Missão como eixo central e será organizado de acordo com as temáticas: a Alegria do Evangelho, Sinodalidade e Comunhão, Testemunho e Profetismo. Em sintonia com os apelos do papa Francisco, os membros da Relami sugeriram como tema do 4º Congresso: “Brasil em Missão. O Evangelho é alegria para uma Igreja em saída”.

O diretor das POM, padre Maurício da Silva Jardim explica que o grupo da Relami foi convidado para ajudar na reflexão e produção teológica missionária nos caminhos do CAM 5. “Recebemos da Bolívia oInstrumentum Laboris para fazer discernimento com estudo e diálogo, tendo presente as reflexões missiológicas do Brasil já apresentadas no Documento de Estudos 108 da CNBB. A recepção destas reflexões de uma Igreja em saída missionária com horizontes abertos e sem fronteiras, trará implicações e luzes para nossas práticas pastorais”, avalia padre Maurício. 6º Simpósio de Missiologia A reunião definiu ainda a realização 6º Simpósio de Missiologia para os dias 20 a 24 de fevereiro de 2017, no Centro Cultural Missionário em Brasília, com o tema: “(Des)compassos de uma Igreja em saída. 10 anos de Aparecida”. O evento é promovido anualmente pela Relami.

Informações e inscrições estarão disponíveis, em breve, no site do CCM: www.ccm.org.br 

Criada em 2013, a Relami é uma livre Associação de especialistas com a finalidade de desenvolver intercâmbio acadêmico, aprofundamento temático e a articulação entre seus membros, oferecendo um serviço qualificado às igrejas na América Latina, no âmbito da reflexão, pesquisa, formação e a ação missionária.


Fonte: www.pom.org.br