Pe. Raschietti deixa o CCM em Brasília

0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

Padre Estêvão Rachietti deixa a secretaria executiva do Centro Cultural Missionário (CCM) depois de oito anos à frente da casa. O missionário xaveriano acredita que cumpriu com a missão que lhe foi confiada.

“Quando cheguei ao CCM tinham os cursos do Cenfi, os cursos ad gentes e de formação missionária. Aos poucos fomos acrescentando mais coisas para, de alguma forma, essa casa se tornar um centro de formação missionária também para leigos e leigas que trabalham na paróquia, religiosos e religiosas que pudessem se envolver na missão. Atualmente o CCM tem cerca de 17 eventos por ano”.

Para o padre Estêvão esta experiência foi muito rica. “Acredito que todas essas atividades me ajudaram a refletir melhor e sempre propor coisas novas. Colaboramos para que várias igrejas no Brasil e coordenadores de pastoral inserissem um pouco essa dimensão missionária em suas realidades”.

O sacerdote conta que trabalhar no CCM foi uma experiência gratificante. “Eu encontrei uma casa com pessoas que trabalham muito engajadas. Aqui no CCM os funcionários sempre foram muito atenciosos com os hóspedes, sempre prontos para resolver qualquer tipo de problema. Encontrando pessoas que trabalham com essa vontade, com essa disponibilidade, o resto fica bastante simples, né?!”, afirmou aos risos.

Padre Estêvão vai para Curitiba (PR) onde os xaverianos têm um centro de animação missionária, o Centro Cultural Conforti. O sacerdote quer ter um período de calma e de estudos. “Foram oito anos intensos sobre todos os pontos de vista, agora chegou um momento de calma, de tranquilidade para reunir todas essas coisas, sistematizar. A reflexão é muito importante para a missão, não é somente ir lá na batalha, a missão precisa ser pensada, ser refletida, para ir à prática com uma estruturação melhor, com ideias e linhas bastante claras. Vou continuar com a animação missionária através de assessorias, como fiz aqui no CCM e por todo Brasil, e continuar um pouco o trabalho de pesquisa e de produção de textos”.

O novo secretário executivo do CCM é o padre Jaime Gusberti. O sacerdote é missionário da diocese de Caxias do Sul (RS) e estava trabalhando na paróquia São José Operário na arquidiocese de Porto Velho (RO) Fonte: POM