Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Festas juninas de São João


Estamos na semana das festas juninas, importantes em todas as regiões, mas certamente mais intensas em todo o Nordeste.

São João é festejado como um santo que gosta da alegria do povo, uma alegria que se expressa com quadrilhas e danças, junto com muita fartura de comidas típicas da produção dos pequenos sitiantes. Pode-se dizer, então, que ele é um santo ligado à roça, à produção de alimentos.

Participando de um encontro da Cáritas em Campina Grande, soube que a prefeitura deste município entregou os festejos a uma empresa, e ela, em lugar de valorizar os cantores locais e as músicas típicas das festas juninas, estava impondo a realização de shows com cantores sertanejos. Dá nisso terceirizar a cultura popular: o agora proprietário da festa se sente no direito de organizar o que lhe dará mais lucros. E que se danem a cultura e a tradição do povo!

Não tenho informações se a terceirização está acontecendo em outros municípios, mas a de Campina Grande me leva a outras perguntas: estaria São João feliz com o que está acontecendo no sertão semiárido? E se ele não está feliz, como a festa pode promover a alegria?

Não tenho dúvida alguma de que ele está feliz com todas as pessoas, famílias e comunidades que estão trabalhando em favor e participando o programa de Convivência com o Semiárido, construindo em mutirão as cisternas caseiras, produzindo alimentos agroecológicos com sistemas agroflorestais, apoiando a educação contextualizada, gerando renda e autonomia com a economia solidária, produzindo energia com o sol e o biogás, cuidando do bioma caatinga.

As festas juninas precisam ser promovidas por estas pessoas e comunidades, e não por empresários de fora ou da região, que aborrecem São João, de modo especial com sua mania de colocar a busca da riqueza acima da verdadeira alegria e da vida.

De fato, não foram os grandes proprietários e empresários os principais geradores do grande deserto que existe na região? Sim, um deserto, e maior do que o território do Ceará.

Por isso, vale contar com São João como patrono de quem defende a vida da Caatinga. E pedir a ele que nos ajude a enfrentar os que teimam em estragar esta região e todas as outras regiões do Brasil, criando mais e mais desertos.

Ivo Poletto


Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS) www.fmclimaticas.org.br


Artigos relacionados

Novidades

Nota da Pastoral Operária para o 1º de maio

Nota da Pastoral Operária Nacional para o Dia das Trabalhadoras e dos Trabalhadores “Eu vim para que todos tenham vida” (João 10,10). A realida...
Novidades

Solidariedade da CNBB-sul 1, com a missão de Pemba!

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou ao bispo brasileiro de Pemba, em Cabo Delgado, região norte de Moçambique,...
Novidades

Vinte anos de martírio no Burundi

Em 30 de setembro de 1995 foram martirizados, no Burundi os padres Ottorino Maule e Aldo Marchiol, além da leiga Catina Gubert. Desde então, sã...
Novidades

O Sínodo é um chamado para cuidar da casa comum

Todo homem é chamado a cuidar da Casa comum, a fazer um exame de consciência, a não alimentar os pecados ecológicos que devastam não só a Amazônia,...