CELAM: carta pastoral “Casa comum e Laudato si”

  • Missionários Xaverianos
  • Novidades
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

“Uma perspectiva integral sobre a criação”

Discípulos missionários da casa comum: discernimento a partir da encíclica Laudato si’”.  O título é da carta pastoral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) que foi apresentada oficialmente na cidade de Bogotá capital da Colômbia aos presidentes e secretários gerais das Conferências episcopais latino-americanas.

celam2 ecoTrata-se de um documento amplo e dentro deste é constante a presença da encíclica Laudato si’ que propõe uma reflexão acerca da preservação da criação e da necessidade de uma ecologia integral para a América Latina.

O secretário geral do CELAM na apresentação do documento Dom Juan Espinoza, bispo auxiliar de Morelia (México), escreve que “Nós bispos latino-americanos em comunhão com Papa Francisco desejamos ‘entrar em diálogo com todos no que diz respeito à casa comum’ e sobretudo aos caminhos pelo quais estamos construindo o futuro do planeta’. É preciso olharmos para a salvaguarda da criação com um ‘olhar de amor’ e com uma perspectiva integral’ que saiba ‘conjugar os vários aspectos’ que não fique simplesmente defendendo a natureza e ambiente natural: precisa assumirmos a dimensão global da vida em todos os aspectos”.

A carta tem uma primeira parte dedicada à ecologia integral considerada como principio geral e regulador da inteira questão, aprofunda o tema da atividade de extração e do impacto disso sobre o continente e os povos indígenas.