Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Diocese de Alto Solimões

Seminário das Pastorais Sociais em Amazonas


As pastorais Sociais favorecer a dimensão sociotransformadora da fé na sociedade” Dom Adolfo

Conhecer a Doutrina Social da Igreja é um desafio para quem trabalha nas Pastorais Sociais, segundo Dom Adolfo Zon, bispo da diocese de Alto Solimões, vice-presidente do Regional Norte1 e bispo referencial das Pastorais Sociais no Regional Norte1. Ele é um dos assessores do Seminário das Pastorais Sociais do Regional Norte1 que está sendo realizado em Manaus de 15 a 18 de junho de 2023 com o tema “Formação de Lideranças no Compromisso Sociopolítico da Fé”.

Tendo como base o DOCAT, compendio que recolhe os Documentos da Doutrina Social da Igreja, o bispo de Alto Solimões refletiu sobre “Doutrina Social da Igreja e a dimensão sociopolítica da Fé”. Dom Adolfo Zon destacou a necessidade de uma releitura contínua da Doutrina Social da Igreja, que tem que ser lida a partir do contexto em que foi escrito cada um dos documentos. Daí a importância do que ele chamou de “hermenêutica da Doutrina Social da Igreja”, dado que “o tempo vai revolucionando a compreensão da realidade”. Isso porque “a sociedade é dinâmica e não estática”.

Segundo o bispo, “o objetivo principal das Pastorais Sociais é contribuir a favorecer a dimensão sociotransformadora da fé na sociedade. Tanto as pastorais sociais como também os leigos, através de suas diferentes profissões e modos de vida, têm que fazer presente esta dimensão que é constitutiva da nossa fé”. Dom Adolfo Zon destacou que “a Doutrina Social da Igreja, ela nos vem dar luzes para ler, para julgar, e sobretudo para encontrar caminhos ou diretrizes para a ação social dos seres humanos na sociedade”.zon3

“A Doutrina Social da Igreja é uma contribuição preciosa para que os nossos leigos e leigas, e todo batizado possa realizar a dimensão sociotransformadora da nossa fé”, destacou o bispo de Alto Solimões. Ele ressaltou o envolvimento que se dá nas dioceses e prelazias no campo das Pastorais Sociais, que “tem uma prática libertadora e que está embasada nesta Doutrina Social que a Igreja nos oferece para iluminar a realidade social e nossas atividades”.

Conhecer bem a Doutrina Social da Igreja se faz necessário “para falarmos com propriedade”, fez ver o bispo referencial das Pastorais Sociais do Regional Norte1 aos participantes do Seminário, mostrando sua desconformidade com a rejeição à Doutrina Social da Igreja por pessoas que se dizem parte da Igreja católica. Um conhecimento que ajuda a melhorar a vida do povo, afirmando que “os políticos não querem que o povo conheça a política pública”, e junto com isso que “nossas comunidades ficam fora das políticas públicas porque não nos organizamos”.

Dom Adolfo Zon apresentou a identidade, conteúdo, objeto, sujeito, objetivo, fontes e método da Doutrina Social da Igreja e fez uma análise de diversos documentos pontifícios que conformam a Doutrina Social da Igreja, que ele considera algo muito iluminador, convidando a fazer uma leitura de fé da realidade ajudados pelos Documentos da Doutrina Social da Igreja, “confrontar-se com eles para aprendermos em relação à nossa ação”, pois a Doutrina Social da Igreja é uma prática, ressaltou.

O bispo referencial das Pastorais Sociais insistiu em interpretar o contexto da Doutrina Social da Igreja, fazendo uma apresentação de sua história desde a publicação da Rerum Novarum em 1891 até a Fratelli tutti em 2021, considerando o Concilio Vaticano II como um divisor de águas em relação à Doutrina Social da Igreja. Junto ao Magistério Pontifício apresentou alguns documentos do episcopado brasileiro sobre essa temática.

O vice-presidente do Regional Norte1 fez uma análise dos Princípios da Doutrina Social da Igreja e seus princípios estratégicos, apresentando os princípios que o Papa Francisco apresenta na Evangelii Gaudium: O tempo é superior ao espaço (EG. 222); A unidade prevalece sobre o conflito (EG. 226); A realidade é mais importante que a ideia (EG. 231); O todo é superior à parte (EG. 234). Junto com isso os critérios de julgamento e as diretrizes para a ação e a dimensão prática da Doutrina Social da Igreja, mostrando a metodologia para a ação. Pastorais Sociais que chegam aonde não chega o poder público, daí sua importância decisiva na vida da Igreja e da sociedade.

Seminário Pastorais Sociais

Luis Miguel Modino - CNBB Norte


Artigos relacionados

Diocese de Alto Solimões

Papa Francisco telefona para o Arcebispo de Manaus

Não é a primeira vez que o Pontífice manifesta sua proximidade à região. No dia 26 de abril, o ar...
Diocese de Alto Solimões

Encontro Vocacional Alto Solimões

Depois de ter acontecido um encontro vocacional no mês de junho 2021, para os jovens que exp...
Diocese de Alto Solimões

Ordenado o primeiro diácono da Etnia Tikuna em Alto Solimões

Os pequenos passos que estão sendo dados nos ajudam a fazer realidade os novos caminhos para a Ig...
Diocese de Alto Solimões

Covid-19 agride povos indígenas na tríplice fronteira

A emergência de Covid-19 se torna uma verdadeira tragédia não apenas nas grandes cidades, como Ma...